O Esquadro e Compasso Maçôm Decodificado

0
Tradução: Google tradutor
Símbolo Esquadro e Compasso da Maçonaria é um mistério para a mídia, estudiosos, historiadores e até mesmo para a maioria dos maçons. Ninguém sabe de onde veio ou o que significa. Vamos ver como esse símbolo realmente detém um antigo, místico e mágico significado que pode “iluminar” iniciados.

O Esquadro e Compasso Maçônico com um “G” no meio,
tampado pelo olho da mente (Terceiro Olho), no Triângulo.
A maioria dos maçons, quando perguntados sobre o significado do logotipo Esquadro & Compasso, dizem:
“Bem … são ferramentas do arquiteto … para ensinar lições simbólicas …”
|
-Wikipedia
|
No entanto, o logotipo do Esquadro e Compasso tem um significado que vai muito mais profundo do que simplesmente ensinar lições. Observe como a ferramenta Compasso desenha uma forma “circular”:Compasses-Circle
A ferramenta Esquadro desenha uma forma de “quadrado”:
Square-Square
Quando colocados juntos, como no logotipo da Maçonaria, a ferramenta Esquadro e Compasso formam um quadrado e um círculo:
Masonic-Compasses-Square
As formas do quadrado e o círculo  estão relacionadas no problema 47 de Euclides da “quadratura do círculo”, disse ser o principal objetivo do ofício maçônico.
|
Quadratura do círculo, no entanto, não neste caso referem-se a um problema matemático: é uma referência espiritual para a busca instintiva do homem para harmonizar nossa natureza física e espiritual.
|
Desde a Antiguidade, o esquadro tem representado o corpo físico. O círculo, por outro lado, tem sempre representado a alma.
|
Assim o compasso e esquadro simbolizam o estado do homem como uma alma eterna manifestando em um corpo temporário. O círculo é o nosso lado espiritual que não pode ser visto, ouvido, tocado, provado, ou cheirado. Ele é o nosso verdadeiro, interior e perfeito Ser, a parte que sentimos quando fechamos os olhos e pensar “eu”.
|
“Na Renascença da poesia em geral, o círculo era um símbolo de perfeição e … um símbolo da alma humana.”
|
-J. Douglas Canfield, University of Arizona
|
Os Compassos, no entanto, são limitados pelo Esquadro; nosso círculo é limitado pelo nosso corpo. Pense aqui em um esquadro de quatro lados, e de como podemos experimentar a natureza em “quatro”:
|
>   Os quatro pontos cardeais (Norte, Sul, Leste, Oeste)
>   As Quatro Estações (Inverno, Primavera, Verão, Outono)
>   Os quatro elementos (Terra, Ar, Água, Fogo)
>   Os quatro estados da matéria (sólido, líquido, gasoso, plasma)
Quatro representa o corpo físico imperfeito, assim como os desejos mundanos e apetites carnais que “pesam” o corpo para baixo. A vida humana é vulnerável e temporário, em contraste com a alma invulnerável e permanente.
|
“Existe um sinal que nunca mudou o seu significado em qualquer lugar do mundo civilizado, o Compasso e o Esquadro. Um sinal da união do corpo e da alma. “
|
—Deman Wagstaff, Wagstaff’s Standard Masonry (1922)
|
“… O compasso representa … o lado espiritual do homem, enquanto o esquadro representa o mundo material … o esquadro representa a matéria. No caso dos compassos … eles representam … o espiritual. “
|
—J. S. Ward, Interpretation of Our Masonic Symbols
|
“Um homem é um deus em ruínas.”
|
-Emerson
|
William-Rimmer-xx-Evening-The-Fall-of-Day-1869-70
Acima: William Rimmer, Noite, Fall of Day (1869). Este é um retrato esotérico, que retrata a história do que aconteceu com cada um de nós quando o “deus interior” ou “alma interior” encarnou como homem.
|
Nós somos anjos caídos, centelhas do divino agora experimentando o mundo material, como maravilhosamente no retrato esotérico  “Evening, Fall of Day”, de William Rimmer
|
Todos nós caímos e descemos para a matéria, que é o mundo material em que vivemos agora. As duas ferramentas esquadro e o compasso simbolizam “dupla natureza” do homem após a queda:
|
“O Compasso, como o símbolo dos céus, representa a parte espiritual desta dupla natureza da Humanidade … e o Esquadro, como o símbolo da Terra, seu material, sensual, e a parte mais vil.”
|
-Albert Pike, Morals and Dogma
|
Curiosamente, muitos estudiosos e filósofos comentaram sobre esse tipo de simbolismo no Esquadro & Compasso:
|
“De acordo com essa doutrina mística … todas as almas têm pré-existência e desceram do mundo espiritual para a prisão terrena do corpo …”
|
-John Yarker, The Arcane Schools, final 1800s
|
“… Antiga mitologia considerava e chamava aquelas almas encarnadas na Terra como “os mortos “, “falecidos”.  foi encarnar, “morte”, foi … o “túmulo” da carne “.
|
-Alvin Kuhn, meados dos anos 1900
|
“O corpo humano é o” túmulo de transformação “;. Túmulo no qual a alma desce para o propósito de trabalhar a sua própria salvação, para transformar e melhorar a si mesmo, e ascendendo de fora o mais forte e mais sábio para a experiência. “
|
-W.L. Wilmshurst, início 1900
|
Os filósofos gregos, entendendo este conceito chegaram ao ponto de dizer que a alma está “presa” no corpo, porque o corpo deve ser cuidada, e deve constantemente:
|
>   Respirar
>   Comer
>   Beber
>   Manter uma temperatura constante
>   Combater à Doença
|
O corpo não pode durar para sempre, e acabará por ser destruído pela morte, momento em que a alma está livre novamente.
|
A alma, embora preso no corpo humano como nós somos hoje, está longe de ser impotente. Porque é eterno, a alma vem completo com seus próprios inerentes poderes de poderes que podem ser redescobertos e exercido aqui no mundo material.
|
Embora em um “estado caído” a alma nunca perdeu esses poderes, eles foram simplesmente “encoberto” pelo organismo, tornando-os irreconhecíveis.
|
Maçonaria existe não apenas para revelar ao homem a presença de sua alma interior, mas para ajudá-lo a redescobrir seus poderes superiores, poderes que foram cobertos pelo próprio corpo que ele habita.
|

O Homem Vitruviano

_______________________________________________________________________
O reconhecimento desses poderes interiores é a chave para a quadratura do círculo, ou tornar-se um deus vivo na terra como um mortal, ao invés de um mortal que se esforça para se tornar um deus. Essa ideia é o que os antigos chamam de Homem Vitruviano:
                                            “Círculo” = “Alma” (elaborado por um compasso)
Square-and-Compasses-Vitruvian-Man
Acima: O mundialmente famoso Homem Vitruviano de Leonardo da Vinci (1487).
Note como da Vinci elabora O Homem Vitruviano dentro de um círculo quadrado: ele entendeu as implicações da doutrina maçônica.
Da Vinci não foi o único artista famoso à criar um Homem Vitruviano, também não era o único artista a associá-lo tanto com um círculo e quadrado:
Vitruvian-Men-
De cima da esquerda para a direita inferior: Fra Giovanni Giocondo (1435-1515); Hildegard von Bingen (1098-1179) Cesare Cesariano, Homem Vitruviano (1521) Francesco Giorgi, Homem Vitruviano, (1525); Uma euro-moeda; Francesco Giorgi, O homem Vitruviano (1525); Francesco di Giorgio, contemporâneo de Leonardo da Vinci, O Homem Vitruviano, Albrecht Durer, Estudo sobre a anatomia e as proporções geométricas (1528)
O homem Vitruviano vive em um perfeito estado de equilíbrio, desfrutando de uma vida bem-intencionada, esotérica, estável, gentil, capaz e abundante. O círculo é a sua alma eterna. O quadrado é o seu corpo temporário. Ele sabe disso, ele é iluminado em sua gnose.
Os grandes maçons de eras passadas foram Homens Vitruvianos, incluindo Washington e Franklin. Isso é porque eles entenderam a Maçonaria, ao contrário dos maçons modernos que perderam a profundidade e o simbolismo de sua tradição.
Observe o círculo grande por trás de Washington:
capg4-300x232
Acima: A Apoteose de Washington é uma peça magistral de obras de arte que aparece dentro da cúpula do Capitólio dos EUA em Washington DC
Esta apoteose não é o “homem tornar-se um deus” ou “Washington se tornar um deus.” Isso é uma má interpretação crítica. É mais como “o homem perceber que ele é um deus já”, uma alma que se manifesta como um corpo, ou, em termos simbólicos, um círculo rodeado por um quadrado.
Esse “pensamento herético” da maçonaria é muito diferente do cristianismo tradicional, que é por isso que os maçons têm sido historicamente uma sociedade secreta.
Tudo sabedoria do Esquadro e Compasso é baseada na sabedoria antiga, e não apenas a partir de uma cultura antiga. Os egípcios e chineses, duas culturas antigas que estudiosos acreditam que nunca estiveram em contato, tanto usou um símbolo do círculo para denotar a “alma interior”:
Aten-Yin-Yang-300x146
Esquerda: glifo Aten do Egito é formado por um círculo com um ponto no centro. Direita: antigo símbolo Yin Yang da China é um círculo com símbolos de peixes gêmeos dentro.
O Tai Chi é o Ser eterno. O Auto brotar “pares de opostos” durante manifestação, dentro os símbolos de peixe gêmeos, um preto outro branco.
O Aton egípcio é o Ser eterno também. Ele foi muitas vezes apresentado como um disco alado (veja abaixo) brotando serpentes gêmeas e asas.
Tanto o Tai Chi e Aten simbolizam nossa perfeita eterna “alma interior” ou círculo interior. Ambos os símbolos muitas vezes apareceram acima da entrada principal de templos e importantes edifícios religiosos e espirituais no antigo Egito:
Aten1
Acima: “disco solar alado” do Egito (Aten) por sociedades secretas, como os maçons, espíritas, teosofistas, e rosacruzes.
Eles simbolizam a perfeita, a alma eterna, um estado que cada ser humano deve alcançar (ou seja, o estado de Buda, Cristandade)
“Para os egípcios, o sentido da vida é reconhecer que não somos o corpo físico que encarna no mundo da matéria, mas, ainda assim, alma silenciosa “ponto”dentro do corpo que antecede o corpo e que sobrevive à morte do corpo.
“… O círculo representa o estado onisciente da alma, quando se atingiu plena consciência, é liberada, e vive para além da matéria.”
—Thomas Wilson, Swastika the Earliest Known Symbol and Its Migrations
Esta ideia é transmitida na fachada da catedral gótica, a rosácea no centro, que simboliza a circular perfeita “alma interior” nós.
“A rosácea é … uma representação da perfeição, o equilíbrio e a harmonia da alma purificada”
-Michael S. Rose
Observe como a rosácea do quadrado e do círculo são misturadas, a “quadratura do círculo”, o objetivo de cada maçom:
639px-Rose_du_transept_Sud_Notre-Dame_de_Paris_170208_04
Acima: Tiro Exterior da janela sul da rosa (um vitral circular gigantesco) da Catedral de Notre Dame de Paris
west-rose-window
Acima: Exterior da rosácea oeste, esculpida no século 12
Orvieo-Cathedral
Acima: Detalhe da fachada gótica da Catedral de Orvieto, a rosácea.
Edifícios maçônicos são estruturas sagradas de iniciação, codificados com intrincados padrões e obras de arte que falam a quadratura do círculo, pois eles são muito carregado com uma linguagem simbólica que os estudiosos modernos ainda têm de decodificar.
Não são apenas as catedrais góticas. Em todos os edifícios maçônicos, vemos a interação de quadrados e círculos. Este é um tema constante geometria maçônica, a luz espiritual / divino (a nossa alma) se manifestar no mundo material / físico (nosso corpo).
Untitled
Acima: Estas imagens mostram quadrado maçônico e símbolos círculos entrelaçados foram tiradas dentro do Reid Hall, um castelo maçônico que foi construído em 1864 e é agora o lar de Manhattanville College, em Purchase, NY.
Estes não são apenas quadrados e círculos. Estes são quadrados e círculos no equilíbrio, unidos em ritmo harmonioso, uma reunião dos opostos.

Em Conclusão

_______________________________________________________________________
Este artigo, portanto, tem posto a descoberto o segredo perdido da Maçonaria: é que o homem é tanto um Quadrado (corpo) e Círculo (alma). Este segredo, uma vez que a doutrina comum nas antigas culturas pagãs, teve que ser escondido e mantido em segredo para a Santa Inquisição, por medo de represálias.
Sua sabedoria ensina a doutrina proibida que cada um de nós, no fundo, é um “deus” envolto em questão, uma alma dentro de um corpo. Podemos ver claramente o nosso corpo, mas o Círculo nos ensina sobre a parte que não podemos ver, a alma. Esta é a ideia de iniciação em uma sabedoria sagrada perdida.
O Compasso & Esquadro simbolizam-eles são símbolos de-sua alma e seu corpo. Sua alma e seu corpo.

Fonte: Richard Cassaro

http://podersecreto.wordpress.com 

|

buttons=(Aceito) days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Leia Mais
Accept !
SUBIR