9 de dez de 2014

“A Psicanálise é uma Prisão” – disse Foucault

Posted by Semeando Paz on 9.12.14No comments

Essa foi uma frase que ouvi em uma palestra esse dias e devo dizer que concordo com isso,  mas em partes.
“Determinar é aprisionar”

Aristóteles também classificou e separou o universo de si mesmo dando definições aos seres vivos.
E isso fez que todo mundo virasse pequenos sebraes, viraram as pequenas empresas e todos são nossos concorrentes, a esfera pública desapareceu, conversamos pela cerca, pelo muro, nunca enxergando o outro realmente, e em vez de pedir a bola pra jogarmos juntos torcemos para que não saiamos perdendo a bola pro outro.

E sentimos esse medo a todo instante.


Somos uma das poucas raças de animais que temos medo da nossa própria espécie, fomos criados para disputar e ver nosso irmão como rival, e repetir todas as histórias mitológicas que envolvem irmãos, não aprendemos com os erros e com as histórias, repetimos elas, fizemos dela um estilo de vida, infelizmente.
Loki traiu Thor, Caim matou Abel, Robin traiu o Batman, irmãos tem disputado atenção e cobiçado coisas desde sempre, e já vimos o quão errado isso pode ser, mas infelizmente não temos conhecimento de história, mitologia, ou moralidade, somos entupidos de mensagens simples que irão te redirecionar para contra o seu irmão, como por exemplo: O mundo é competitivo, se destaque, ou mesmo a questão das tribos de música.
Toda rotulação leva a separação sem o certo conteúdo por trás.
.prison mind jail head psi 204x300 A Psicanálise é uma Prisão   disse Foucault
 Separamos demais, recebemos demais, esquecemos nossos filtros, pois a caixa luminosa ainda nos doutrina,  e que ferramenta eficiente essa, imagine se fosse usada para o bem, não seria difícil prever um mundo melhor, afinal, como Morgan Freeman fala no filme Lucy, devemos passar pra frente o que temos de melhor, devemos melhorar com o tempo, e o que estamos fazendo ainda não é isso.
E pra quem se pergunta se estamos mesmo passando por essa fase de mudança, eu acho que sim, não acho que será uma nova onda hippie apenas, e sim mais um salto do desperta no mundo, pois estamos chegando cada vez mais na beira do abismo, e ele já nos olha de volta.
Vemos em coisas do dia como o trânsito, temos carros, motos, bicicletas, e transportes públicos brigando por um espaço, por 15 segundos a menos em sua viagem, e arriscando outras vidas, destruindo o dia dos outros em troca.
Ridículo…
Estamos no começo, mas já começamos a caminhar essa trilha.
  • Ask Question
  • http://destruidordedogmas.com.br
  • Reações:

    0 comentários:

    Postar um comentário