GOVERNO TUCANO DE SÃO PAULO PODE CAUSAR COLAPSO NO ABASTECIMENTO DE ÁGUA E ENERGIA NO RIO DE JANEIRO

0
TRÊS USINAS JÁ FORAM AFETADAS PELA AÇÃO IRRESPONSÁVEL E ILEGAL DO GOVERNO DE GERALDO ALCKMIN - PSDB/SP

Guerra da água: ação de São Paulo já prejudica três usinas do Paraíba do Sul
Em documento, ONS alerta que medida levaria a ‘esgotamento completo’ em Paraíbuna, Santa Branca e Funil
POR DANILO FARIELLO - 11/08/2014 6:00


BRASÍLIA - A ação do governo de São Paulo de descumprir determinação federal e reduzir deliberadamente a vazão da usina hidrelétrica de Jaguari, no interior do estado, já prejudica outras três hidrelétricas da bacia do Rio Paraíba do Sul, segundo documento obtido pelo GLOBO. As usinas afetadas também ficam em São Paulo. Por conta da seca, a Agência Nacional de Águas (ANA) havia determinado em julho uma operação especial para elevar a vazão desses reservatórios e fazer chegar volume de água mínimo de 165 metros cúbicos por segundo à barragem de Santa Cecília, em Barra do Piraí (RJ), onde fica o complexo de Lajes, da Light. Sem a água do Jaguari, outras represas têm de verter mais.


RESERVATÓRIOS PODEM SECAR
Em ofício enviado à ANA na segunda-feira, o diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrica (ONS), Hermes Chipp, informou que a decisão de São Paulo “conduziria a um desestoque desproporcional entre o reservatório de Jaguari e os demais reservatórios da bacia”. A ação poderia secar outros reservatórios.
A necessidade de chegar uma vazão mínima a Santa Cecília é fundamental para o abastecimento de água de parte do Rio e para as hidrelétricas da Light em Lajes.

LEIA ÍNTEGRA DA MATÉRIA DE O GLOBO - AQUI


NOTA: O TÍTULO DO POST NÃO FAZ PARTE DA MATÉRIA DE O GLOBO
http://007bondeblog.blogspot.com.br

buttons=(Aceito) days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Leia Mais
Accept !
SUBIR