18 de out de 2013

O Magnésio e a Saúde das suas Unhas .....As unhas são um reflexo da saúde e bem-estar do nosso corpo


A aparência das suas unhas  muitas vezes pode apontar para problemas específicos com a sua saúde. Baixos níveis de magnésio podem levar a uma mudanças nas suas unhas.

Sobre o magnésio

O seu coração, rins, músculos e outros órgãos importantes do corpo dependem do magnésio. Este mineral essencial também ajuda na produção de energia, ativa as enzimas e ajuda a regular o cálcio e outros nutrientes vitais no seu corpo.
Para garantir que tenha níveis adequados de magnésio no seu corpo, não basta comer em abundância dos alimentos ditos ricos em magnésio. Tem de se ter em conta a qualidade do solo e as condições em que esses alimentos chegam até nós. Será que eles contêm a quantidade de Magnésio que precisamos diariamente?
Enquanto a Universidade de Maryland Medical Center observa que as deficiências de magnésio são bastante raras , a maioria das pessoas ainda não recebem o suficiente deste mineral essencial através da sua dieta. Como saber se estamos ingerindo as quantidades ideais de Magnésio?

Magnésio e alterações das unhas

A deficiência de magnésio pode causar uma má formação e crescimento das unhas , além de sintomas mais graves, como desordem na Tensão Arterial, ansiedade, espasmos musculares e vómitos. Além disso , uma condição chamada ” hipoparatiroidismo ” pode causar unhas quebradiças , assim como outros sintomas , tais como pele seca e/ou escamada, cabelo seco, formigueiro nos dedos e lábios. Enquanto a lesão das glândulas paratiroides geralmente provoca hipoparatiroidismo , esta condição pode também ser causada por níveis baixos de magnésio no sangue.

Sintomas da deficiência de magnésio

Mãos e unhas

Mãos tremem muito  –  deficiência de magnésio
Mãos frias  -  deficiência de magnésio
Manchas brancas nas unhas  - deficiência mineral
Unhas macias ou frágeis  -  deficiência mineral , especialmente de magnésio
Unhas roídas  - deficiência mineral geral
Sulcos verticais nas unhas - deficiência mineral geral
Saúde do Corpo

A Saúde das unhas e a Saúde do nosso Corpo

Observando a saúde das unhas podemos concluir sobre a saúde de todo o nosso corpo em geral; certos indicadores (unhas quebradiças e moles, sulcos, manchas e outros) podem indicar certas doenças especificas no nosso organismo. Mas a que se devem essas doenças?
O Magnésio não só contribui para a saúde das unhas, diretamente, como também para a saúde, directa ou indirectamente de todo o nosso organismo.
Diretamente quando ele age diretamente sobre a zona em questão. Indiretamente quando ele age sobre as funções que levarão outros mecanismos a agirem sobre o problema em questão.
E não é difícil de observar a sua importância e urgência. Basta saber que ele entra em mais de 350 reações metabólicas do nosso organismo, para tomar consciência de que sem uma dose diária suficiente para o bom funcionamento de todo este processo, o corpo colapsa, dando origem a sintomas de toda a espécie e feitio, que apenas revelam um corpo deficiente em Magnésio.
Elisabete Milheiro
fontes:
http://www.livestrong.com/article/555315-changes-in-nail-beds-magnesium/
http://www.drmyhill.co.uk/wiki/Nutritional_deficiencies_-_What_signs_to_look_for_if_you_think_you_may_have_them
Reações:

0 comentários:

Postar um comentário