No mundo de hoje, Pensadores não são bem vindos!

0

 
No mundo de hoje, Pensadores não são bem vindos! Pois estas “incômodas” criaturas, a tudo questionam! Interrogam! E estão sempre em sentido contrário ao que a maioria pensa e faz. Esses tais Pensadores – anarquistas que são – recusam- se a guiar- se pelo senso comum!
Também desconfiam das ideologias políticas; duvidam das “verdades” religiosas dominantes; e não se deixam convencer pelas “certezas e convicções” alheias.
Antes, submetem tudo ao crivo da crítica, da análise, da reflexão e da experiência.  E, somente depois de ponderar sobre todos os aspectos de uma determinada ideia ou situação…, se sentem mais confortáveis para acreditar, refutar ou opinar sobre ela.
Por isso, todo Pensador logo que identificado, é prontamente rejeitado! Pois muitas pessoas o consideram um inimigo da “verdade”.
E, de fato, enquanto todos se sentem confiantes de possuírem as respostas para tudo, ele faz da dúvida, a sua companheira constante.
E, quando discutem, uns com os outros sobre quem está com a razão, o Pensador diz apenas, que a sua “versão” da realidade é somente um ponto de vista.
Nem melhor nem pior que os outros. À vista disso, quando afirmam “Eis aqui o caminho!”, ele prefere a direção oposta. Até que o seu próprio diagnóstico, revele o rumo a seguir.
Pois o seu senso de liberdade lhe diz, que as “verdades” coletivas são sempre perigosas. E, na maioria dos casos, equivocadas!
Além disso, a experiência mostra que o autoconhecimento, a paz interior ou a iluminação espiritual…, é uma estrada individual; um trilho que cada um tem de percorrer sozinho.
Mas seja como for, é bem melhor não ter uma “verdade” sagrada, do que a hipocrisia de dizer que a encontrou, e nunca ter se deixado transformar por ela.

buttons=(Aceito) days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Leia Mais
Accept !
SUBIR