31 de jul de 2015

Mar Morto prestes a desaparecer deixando estragos em Israel

Posted by Semeando Paz on 31.7.15No comments

Enquanto o Mar Morto continua perdendo água a uma taxa de mais de um metro por ano, estradas e linhas de energia são devorados por enormes buracos que se formam na costa israelense.
Os buracos enormes, que por vezes atinge o tamanho da superfície de quadra de basquete e um edifício de dois andares em profundidade, estão causando estragos na costa israelense, devorando a terra com estradas e linhas de energia, informa o Daily Mail .
O fenômeno se deve a que o Mar Morto está perdendo água a uma taxa de mais de um metro por ano e estima-se que a dimensão do problema só vai aumentar se não houver uma intervenção internacional. Embora as autoridades ainda não divulgaram números específicos sobre os danos causados, centenas de novos túneis aparecem a cada ano. O prefeito da região de Tamar, que inclui o litoral sul do Mar Morto, em Israel, Dov Litvinoff parte, disse que "não é um problema que pode enfrentar sozinho."
A principal razão pela qual o Mar Morto está desaparecendo é que as fontes de água naturais, passando pelo vale do rio Jordão da Síria e do Líbano, foram desviados para fins agrícolas e de água potável. Por sua vez, os trabalhos de mineração contribuem 30% para essa deterioração, de acordo com o grupo de pesquisa MP Israel.
Consequentemente, quando a água recua, debaixo da terra fica exposta uma camada de sal, cerca de 30 metros, que foi formado ao longo de milhares de anos. Sem as águas do Mar Morto para protegê-la, a água doce da chuva e inundações subterrâneas penetra e dissolve-se a camada de sal, criando cavidades que apenas desmoronam
Os túneis deixaram de aparecer somente quando as águas do Mar Morto serem reestabelecidas, o que exige um esforço internacional, já que a Jordânia e a Cisjordânia também têm acesso ao mar. Mas, mesmo se todas as partes envolvidas na iniciativa, levaria décadas para reverter os danos ecológicos alertou Litvinoff.
O Mar Negro é um importante destino turístico, no entanto, duas praias populares já foram obrigados a fechar, e as autoridades temem que este setor pode comece a ter um impacto crescente. Também poderia piorar a indústria mineira nesta região porque empresas como a Israel Chemicals e Arab Potash Company da Jordânia extraem minerais para exportação a nível mundial.
 
Fonte: http://www.ultimosacontecimentos.com.br/ultimas-noticias/mar-morto-prestes-a-desaparecer-deixando-estragos-em-israel1438271626.HTML
http://issoeofim.blogspot.com.br/
Reações:

0 comentários:

Postar um comentário