8 de ago de 2014

Moradores correm para estocar suprimentos...Havaí se prepara para impacto de furacões

Posted by Semeando Paz on 8.8.14No comments


Clientes fazem compras em mercado do Havaí antes da chegada de furacão. 05/08/2014 REUTERS/Hugh Gentry
HONOLULU Havaí EUA (Reuters) - Moradores correram para estocar suprimentos e autoridades alertaram para o risco de inundações e interrupções de abastecimento diante da previsão de que o furacão Iselle atinja o Havaí nesta quinta-feira , enquanto outro furacão formado logo em sequência foi elevado para categoria 2, informaram autoridades dos EUA.
O Iselle se encontrava cerca de 62 quilômetros a leste de Hilo, na ilha do Havaí, às 22h de quarta-feira no horário local (9h desta quinta-feira, no horário de Brasília), e se movia em direção noroeste com velocidade de 30 km/h, com ventos máximos de 90 km/h, informou o Centro de Furacões do Pacífico (CPHC, na sigla em inglês).
O núcleo do Iselle está previsto para passar muito próximo ou mesmo sobre a principal ilha do Havaí nesta quinta-feira à noite, e passar logo ao sul de ilhas menores na sexta, disse o CPHC.
"Algum enfraquecimento está previsto nas próximas 48 horas, mas no momento espera-se que o Iselle seja um furacão ao passar perto ou sobre a ilha principal", disse o centro.
O governo local tem alertado para potenciais inundações relâmpago, deslizamentos e cortes de energia, e o governador Neil Abercrombie assinou um decreto emergencial liberando fundos e outros recursos, antecipando-se à chegada do furacão.
Moradores estavam estocando suprimentos básicos enquanto as autoridades em Honolulu aconselhavam os cidadãos a se prepararem com o suficiente para sete dias. Clientes formaram filas nos supermercados com carrinhos repletos de garrafas de água, baterias e alimentos não perecíveis.
Enquanto isso, outro furacão chamado Julio ganhava força com ventos de até 155 km/h e rajadas mais fortes, tendo sua classificação aumentada para categoria 2, informou o Centro Nacional de Furacões dos EUA nesta quinta-feira.
O Julio, que se movia na direção noroeste a cerca de 28 km/h, pode continuar a ganhar força nesta quinta-feira, mas a previsão é de que se enfraqueça gradualmente até o fim da noite e durante o fim de semana, informou o centro.
(Por Eric M. Johnson)

fonte:http://br.reuters.com/article/worldNews/idBRKBN0G719K20140807
http://issoeofim.blogspot.com.br/
Reações:

0 comentários:

Postar um comentário