Neoguri chega ao Japão e deixa estragos nas cidades

0

Neoguri chega ao Japão e deixa estragos nas cidades JIJI PRESS/AFP
Fortes ventos derrubaram casas e árvores Foto: JIJI PRESS / AFP
O tufão Neoguri — que pode ser o maior no país nos últimos 15 anos — antingiu a ilha de Okinawa, no sul do Japão, na manhã desta terça-feira. Os ventos chegaram a 250 km/h, com a menor velocidade na casa dos 175 km/h e chuvas torrenciais, segundo informou a agência meteorológica japonesa.
A região está em alerta máximo — que só é emitido quando há chance de mortos e grandes danos materiais.

Mais de 22 mil casas ficaram sem eletricidade com a passagem do Neoguri e os aeroportos da região foram fechados. Cerca de 55 mil pessoas foram instruídas a deixar suas casas por causa do fenômeno climático. Na cidade de Naha, algumas pessoas foram encaminhadas à prefeitura, onde estavam alojadas.

A mesma recomendação foi feita aos 42 mil habitantes de Nanjo e aos 96 mil moradores de Ginowan, duas cidades do sul de Okinawa.


Moradores de Naha, no sul do país, foram evacuadas e estão na prefeitura
Foto: Jiji Press / AFP



Terremoto no norte do país

Um terremoto de magnitude 5,6 foi registrado nesta terça-feira à noite, na ilha de Hokkaido, no norte do Japão, informou o Instituto Geológico americano (USGS). Não foram registrados danos materiais e o risco de tsunami foi descartado.

A rede pública NHK informou dois feridos leves, um adulto e uma estudante. O epicentro do tremor, ocorrido às 18h05min locais (06h05min no horário de Brasília), esteve localizado perto de Sapporo, a maior cidade da ilha, a uma profundidade de 37 km, segundo o USGS.

A agência japonesa de meteorologia advertiu para o risco de réplicas esta semana. Já se produzirem vários casos nas horas seguintes, com magnitudes inferiores.


Veja como o tufão atingiu o Japão
Foto: HANDOUT / NOAA / AFP
http://zh.clicrbs.com.br

buttons=(Aceito) days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Leia Mais
Accept !
SUBIR