26 de jul de 2014

Doença misteriosa elimina população masculina da Nicarágua

Posted by Semeando Paz on 26.7.14No comments


Foto: AP/ASSOCIATED PRESS/Estbean Felix
 
Uma doença renal crônica assola a Nicarágua, adquirindo proporções epidêmicas.
Em algumas regiões o mal afeta um em cada três homens, tendo muitas vezes as consequências fatais. Os médicos indicam diferentes causas da doença, que variam de produtos químicos agrícolas ao aquecimento global, mas nenhuma delas ainda não foi confirmada.

Ao longo dos últimos 10 anos, a cruel enfermidade, chamada de doença renal crônica de causas desconhecidas (CKDu, na sigla em inglês), já causou a morte de 20 mil varões nicaraguenses. Ela não poupa tanto homens maduros como os jovens, relata The New York Times.
Ainda não se sabe o que causa a doença. As hipóteses são muitas: superaquecimento ao sol, desidratação crônica, produtos químicos tóxicos, medicamentos analgésicos, consumo excessivo de açúcar e até mesmo poeira vulcânica.
No entanto, os médicos concordam em uma coisa: a mortalidade varonil por CKDu é mais pronunciada nas áreas de produção de açúcar, em particular, em Chichigalpa, onde está a maior fábrica de açúcar do mundo. As pessoas dizem que os campos são regados com a água contaminada.
O governo da Nicarágua, proprietários de fábricas de açúcar e inclusive o Banco Mundial, que têm investido milhões de dólares na produção de açúcar, afirmam ser incapazes de tomar previdências contra a doença enquanto as suas causas são desconhecidas.

Uma das possíveis causas da doença são os herbicidas. Mas estes produtos são usados em muitas regiões do mundo, enquanto as mortes misteriosas são observadas apenas na Nicarágua e um outro país "açucareiro", que é a Sri Lanka.
 
Fonte: http://portuguese.ruvr.ru/news/2014_05_13/
Reações:

0 comentários:

Postar um comentário