Partindo para um lado mais prático.
Como temos que interagir com pessoas, inevitavelmente, vamos nos
deparar com confrontos de opiniões e crenças diversas e nem sempre
encontraremos a mesma sintonia de vibrações para a flexibilidade,
harmonia e vontade de resolução que almejamos em determinados assuntos. E
é justamente aí que nascem as desavenças entre equipes e, mais ainda,
na própria equipe.
São nesses momentos que eu procuro ser empática, isto é, me colocar
no lugar da pessoa e tentar entender como ela se sente ou até porque
estaria agindo de determinada forma. É como se eu estivesse enxergando a
realidade com os óculos do outro: eu tiro os meus óculos e coloco os
dele…
O resultado sempre é muito bom porque você aprende a ouvir
sem julgar; você aprende que existem modos diferentes de enxergar a
mesma realidade e, principalmente, que é possível manter relações
harmônicas se houver compreensão da necessidade do outro.
Aprenda a observar e ouvir com mais atenção e respeito os assuntos
desenvolvidos. Exponha o seu ponto de vista, mas procure entender a
visão do outro. E, por fim, seja você mesmo, inteiro e iluminado.
Quando agimos desta forma, conseguimos alcançar um equilíbrio interno capaz de mover montanhas…
Fiquem com a paz!