Brasileiros patriotas acodem orgulhosamente à campanha pela economia de energia

0

Não demora e seremos convocados novamente a economizar (racionar) energia. Abaixo, uma hipotética pesquisa com depoimentos de cidadãos que não se furtarão ao dever cívico...

Por Klauber Cristofen Pires

Lá vem apagão, em breve, se as chuvas não descerem suas benções sobre a terra, ou a qualquer tempo, mantido o ritmo de crescimento do consumo e o...ritmo (?) de investimentos em produção de energia elétrica.

Considerando que o ministro Edson Lobão (este sujeito já chegou a pelo menos trocar uma lâmpada em sua vida?), que veio a suceder a então super-gerentona Dilma na pasta das Minas e Energia, admitiu que pode haver racionamento de energia nos próximos meses, diversos cidadãos leais já tem se apresentado como os “soldados” da economia de energia.

Com um deles conversei recentemente ao me dirigir do caixa de um supermercado rumo ao estacionamento: era um professor universitário aposentado que me disse que não é culpa do governo se não chove, e acusou o consumismo capitalista incentivado pelo império americano com vistas a instalar o colapso no Brasil para prejudicar o PT. Ao nos despedirmos, pude contemplar em seu veículo, um velho Palio cor de batida-de-abacate, um adesivo amarelado com os dizeres: “O PT é bom de governo”...
Tendo conversado outro dia com mais um cidadão, que se declarou como alguém bastante antenado com o que acontece, pois lê muitos jornais e revistas, inclusive a Carta Capital, este lembrou que desde a época do apagão do Fernando Henrique Cardoso já havia cortado o cabo de seu forno de microondas, tendo dito inclusive que apareceu na televisão mostrando orgulhoso o plug decepado (sim, eu me lembro desse bobo-alegre destruindo o próprio patrimônio para agradar ao governo...), e que desde então aquele aparelho tem servido como uma despensa para guarda de temperos.
De uma moradora do meu prédio a disposição em aderir à campanha de guerra pela economia de energia elétrica jaz na sacada: um liquidificador servindo como vaso para as suas lindas flores! Perguntei-a sobre o risco de apagão e a querida senhora me respondeu que a presidenta Dilma fez a sua parte reduzindo a conta de energia elétrica e que agora chegou a nossa hora, “enquanto” cidadãos, de colaborar para que o Brasil faça bonito durante a copa.
Continuando minha pesquisa, fui conhecendo pessoas que aposentaram o aparelho de ar-condicionado, o chuveiro elétrico e outros eletrodomésticos, exceto a tv da sala, que segundo dizem, é indispensável para assistirem o Jornal Nacional, a novela das 9, e claro, o BBB!
Sentindo-me tão culpado por não me dispor a colaborar pelo bem comum, por conta de meu egoísmo capitalista, acabei meio como um autômato a dirigir-me ao quarto que usamos em casa para guardar ferramentas, utensílios e outros objetos os quais ainda estou para “fazer um bom negócio”, a fim de procurar aquele charmoso ferro de passar a gás (lembram-se dele?). Não o encontrei, tendo logo em seguida à frustrada busca recordado que havia o atirado ao lixo como se fosse um ato de desforra.
Talvez fosse mesmo melhor enfim que nem sequer tivéssemos energia elétrica nas tomadas de nossas casas. Aí sim, economizaríamos bastante. Em Cuba, a energia é disponibilizada somente durante o horário, olhem só, da novela da Rede Globo, e parece que o povo está mais feliz que nunca.
 
http://libertatum.blogspot.com.br/2014/04/brasileiros-patriotas-acodem.html#more

buttons=(Aceito) days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Leia Mais
Accept !
SUBIR