Imagem: Olivier Morion/AFP |
Uma das
empresas sócias do ex-jogador Ronaldo, a WPP do Brasil fatura alto com
um contrato do governo federal para a divulgação da Copa-2014. O
ex-astro da seleção brasileira é membro da cúpula do COL (Comitê
Organizador Local) e tem participação na 9ine, agência de publicidade e
marketing esportivo integrante da holding em questão. Isso tem gerado
alguns conflitos de interesses.
Neste caso, a
Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) fechou um contrato de
serviços de consultoria com a Ogilvy & Mathers Brasil Comunicação,
que faz parte do grupo WPP do Brasil. Assim, o dinheiro público vai para
os cofres da WPP, sócia de Ronaldo. Mas assessores do ex-jogador, da
empresa, do comitê organizador e da Embratur negam relação entre o
contrato público e ele.
A história
começa em 2010. Foi em setembro daquele ano que Ronaldo e a WPP do
Brasil anunciaram um acordo para a criação da 9ine.
Um mês depois,
em outubro de 2010, a Ogilvy ganhou uma licitação da Embratur, órgão do
Ministério do Turismo. O objetivo era divulgar o Brasil no exterior como
parte das ações relacionadas à organização da Copa-2014.
Houve uma
concorrência pública com quatro lotes. A Ogilvy ficou com o pacote da
Europa. Para ganhar a licitação, a empresa não apresentou o valor mais
baixo. Seu preço foi o segundo menor, acima da Burston Marsteller. Mas a
agência ficou com a maior nota técnica e por isso levou o contrato.
Desde então, a
empresa já recebeu R$ 33,4 milhões da Embratur em levantamento feito
pelo blog nas contas públicas. Como a WPP é a maior acionista da
Ogilvy, é a empresa que fica com o grosso do dinheiro. O contrato
começou no final de 2010 e foi estendido por meio de aditivo até junho
de 2014.
Durante a sua
execução, em novembro de 2011, Ronaldo tornou-se membro da cúpula do
COL. A partir daí, começou a atuar como um embaixador do Mundial
justamente divulgando o Brasil no exterior, na maioria das vezes em
ações coordenadas com o governo federal.
“Como membro do
Conselho de Administração do Comitê Organizador Local (COL) da Copa do
Mundo da FIFA, Ronaldo participou de alguns eventos e visitas a redações
de países da Europa, como Inglaterra, França, Itália e Alemanha. Em
algumas ocasiões, um representante do governo federal também esteve
presente'', disse o comitê.
A tarefa é
similar ao que faz a Ogilvy. Em dezembro de 2013, por exemplo, a empresa
organizou uma viagem para 29 jornalistas estrangeiros pelo Brasil para
conhecer as cidades-sede da Copa. O ex-jogador não participou desse
evento. Mas o COL e a Fifa atuaram como parceiros.
“No
detalhamento do objeto desse contrato (Com a Ogilvy), está prevista a
organização, planejamento, acompanhamento e avaliação de viagens
internacionais (press trips), objetivando conquistar o maior número
possível de matérias espontâneas sobre os destinos turísticos
brasileiros a partir da experiência vivida presencialmente'', explicou a
Embratur.
Além do governo
federal, a Ogilvy já prestou serviços para a própria Fifa e para o COL
na Copa das Confederações. Foi contratada para uma campanha promocional
sobre o evento em concorrência interna das entidades.
A assessoria de Ronaldo negou qualquer relação entre ele e a Ogilvy, reconhecendo apenas que ele é sócio da WPP:
“Em primeiro
lugar, gostaria de esclarecer que o Ronaldo não é – e nunca foi – sócio
da Ogilvy. Esta informação é equivocada. O Ronaldo é um dos
proprietários da 9ine. A 9ine nasceu de uma parceria entre ele e a WPP. A
Ogilvy é uma das empresas que integra o WPP – maior grupo de
comunicação do mundo. Mas ser sócio da 9ine não faz do Ronaldo sócio de
quaisquer empresas que compõem o grupo WPP. São sociedades distintas'',
afirmou sua assessoria.
Mesma posição
adotou a assessoria da Ogilvy e da 9ine. Sim, apesar da alegação de que
são empresas distintas, a assessoria de imprensa é a mesma.
Imagem: Reprodução |
“O Grupo Ogilvy
Brasil, que compreende agências como Ogilvy & Mather, OgilvyOne,
9ine, DAVID, HotWorks, Foster, Newport e Etco, esclarece que a ligação
do ex-jogador Ronaldo é única e exclusiva com a agência de publicidade
9ine, especializada em marketing esportivo e entretenimento. Apesar de
pertencerem ao mesmo grupo econômico (o inglês WPP Group, listado nas
Bolsas de NY e de Londres), essas empresas atuam em imóveis
independentes e atendem clientes conflitantes. Portanto, Ronaldo não tem
qualquer ligação com a estrutura societária e nem mesmo com os negócios
da agência Ogilvy & Mather'', afirmou a assessoria da holding
Ogilvy e da 9ine.
Imagem: Reprodução |
Não há nenhuma
prova de que Ronaldo tenha atuado em favor do contrato da Ogilvy com o
governo federal, nem há ilegalidade no negócio. Mas as questões sobre os
conflitos de interesse do jogador são levantadas desde que ele assumiu
cargo no COL.
Concorrentes lembram, nos bastidores, que sua sócia WPP tem projetos ligados ao Mundial. É o caso do contrato com a Embratur.
Quando chegou
ao comitê, o ex-jogador descartou problemas: “Não vou me licenciar da
9ine, minha vida vai continuar normal. Não tem nenhum tipo de conflito
de interesse, não haverá tráfico de influência'', defendeu-se na
ocasião.
Depois disso,
uma empresa representada pela 9ine, a Marfinite, ganhou o contrato para
fornecimento de assentos na Arena Fonte Nova, um dos estádios da
Copa-2014.
Colaborou Paulo Passos
Blog do Rodrigo Mattos