Há 50 Anos Isaac Asimov Contava Sua Visão de 2014

0

Durante a Feira Mundial de Nova York de 1964, o escritor de ficção científica e professor de bioquímica na Universidade de Boston, Isaac Asimov, contou a todos as suas previsões de como seria o mundo em 2014.Algumas de suas visões já são plenas realidades, e outras estão em andamento. Sua correção média foi de 65%.

Acompanhe abaixo as 10 principais previsões de Asimov para 2014.

1. LUZ. "Uma coisa que me ocorre é que os homens continuam se afastando da natureza em sua tentativa de criar um ambiente que melhor lhes convenha. Em 2014 será comum a obtenção de luz e energia através de painéis eletroluminescentes. Tetos e paredes brilharão em uma variedade infinita de cores que mudarão ao pressionar um botão."
PREVISÃO: Painéis solares e letreiros de LED; CORREÇÃO: 100%.

2. COZINHAS. "Os dispositivos vão continuar a aliviar a humanidade do trabalho tedioso. Cozinhas devem ser concebidas de modo que serão capazes de preparar 'autocomidas', aquecer a água e fazer café, pão,  torradas, fritar ou preparar ovos mexidos. O café-da-manhã poderá ser programado na noite anterior, para que esteja pronto em um determinado momento da manhã."
PREVISÃO: Microondas e outros aparelhos autônomos; CORREÇÃO: 50%.

3. ROBÔS."Os robôs não serão comuns nem trabalharão bem em 2014, apesar de já existirem. Terão computadores miniaturizados, atuando como "cérebro" dos robôs. Na verdade, a IBM mostrará uma espécie de governanta robótica, grande, desajeitada e lenta, mas capaz de pegar objetos, classificar, limpar e manipular vários aparelhos, na Feira Mundial de 2014."
PREVISÃO: Início da Era das Máquinas; CORREÇÃO: 100%.

4. FILMES EM 3D. "A General Elétric exibirá um grande filme com tecnologia 3D na Feira Mundial de 2014. As televisões serão grandes, mas finas, e serão encaixadas nas paredes das casas, podendo até mesmo exibir programas em 3D".
PREVISÃO: Era do 3D e TVs digitais; CORREÇÃO: 100%.

5. CASAS SUBAQUÁTICAS. "Casas subaquáticas serão uma tentação para quem gosta de esportes aquáticos e, certamente, ajudarão a fazer a exploração de alimentos e recursos minerais do oceano de forma mais eficiente."
(um arquiteto francês projetou uma estação oceanográfica com aspecto de "arranha-céus flutuantes", a SeaOrbiter, que será lançado em 2016)
PREVISÃO: Mais meios de exploração marinha. CORREÇÃO: 75%.

6. APARELHOS SEM FIO. "Em 2014 os aparelhos não terão fios, e serão alimentados por baterias de longa duração".
PREVISÃO: Mobilidade; CORREÇÃO: 100%.

7. COMUNICAÇÃO. "As comunicações incluirão imagem e som, para que você possa ver e ouvir a pessoa para a qual telefonou. As telas não serão apenas usadas para ver as pessoas, mas também permitirão que você veja documentos e fotografias, além de ler livros. Os satélites estarão cobrindo o espaço, o que tornará possível a comunicação com qualquer ponto da Terra, incluindo estações meteorológicas na Antártida."
PREVISÃO: Chamadas de vídeo, touchscreens; CORREÇÃO: 100%.

8. VIAGENS A MARTE. "Em 2014, já teremos chegado a Marte com naves não tripuladas. Mas não faltará muito para que as agências espaciais comecem projetos para enviar pessoas ao planeta vermelho".
(recentemente a NASA escolheu participantes do mundo todo para uma viagem somente de ida para Marte, a qual se dará em meados de 2020)
PREVISÃO: conquista parcial do espaço; CORREÇÃO: 100%.

9. TRABALHO. "No mundo de 2014, os trabalhos menores serão feitos por robôs. O mundo terá mudado, as pessoas terão mais afazeres e deverão deixar máquinas encarregadas dos serviços secundários".
(há alguns dias o Google anunciou uma missão ambiciosa que buscará substituir pessoas por robôs em trabalhos não-qualificados)
PREVISÃO: Máquinas trabalhando para humanos; CORREÇÃO: 25%.

10. ABORRECIMENTO. "A Humanidade estará sofrendo de um grande aborrecimento, uma falta de coisas novas. As pessoas substituirão o contato humano por outras coisas. Isso terá consequências mentais, sociais e psicológicas graves. Me atrevo a dizer que a psiquiatria será uma das especialidades mais usadas em 2014. Os médicos mudarão de opinião para não afetar o mundo dos negócios, e começarão a dizer que o estresse e aborrecimento no trabalho não são má influência à saúde".
PREVISÃO: Era das redes sociais (promove a não necessidade de contato humano) e da constante busca de coisas novas (promovida pelas redes sociais, que buscam mostrar o maior número de coisas aos seus inscritos, tornando tudo "já visto"); CORREÇÃO: 100%.

http://21dedezembro2012.blogspot.com.br/ 

buttons=(Aceito) days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Leia Mais
Accept !
SUBIR