17 de dez de 2013

Cientistas 'incrivelmente preocupados "pelo destino de bananeiras com pragas e infecções por fungos espalhando por suprimentos do mundo

 
Bananas

Aviso vem como Costa Rica declara 'emergência nacional' sobre estado de colheita



Oferta mundial de bananas está sob ameaça de pragas de insetos e infecções por fungos que poderiam ser desastroso se eles continuam a se espalhar, dizem os pesquisadores.
O governo da Costa Rica, um dos maiores fornecedores da fruta, já declarou uma "emergência nacional" sobre o estado de sua cultura.
 Meia-bilionária indústria de exportação de banana do país foi atingida por duas pragas diferentes de cochonilhas e cochonilhas, com até 20 por cento da sua produção baixado.
  Magda Gonzalez, diretor do Estado Serviços Fitossanitários do Ministério da Agricultura (SFE), disse ao The Tico Times na semana passada que a mudança climática havia impulsionado populações de insetos nos últimos anos, fazendo com que cada vez mais provável pragas em todo o mundo.
"Eu posso dizer com quase certeza de que a mudança climática está por trás dessas pragas", disse ela.  Os insetos enfraquecem as plantas e causam manchas nas frutas, levando a grandes lotes sendo rejeitados.Ms Gonzalez disse que há sérias preocupações que o país não iria honrar seus contratos de exportação.
  Enquanto isso, um relatório Scientific American alertou para uma variante do-que come a banana fungo que está ameaçando plantações chave ao redor do mundo.
  Os cientistas acreditavam que a doença, causada pelo fungo Fusarium oxysporum f. sp.cubense (Foc) limitou-se a partes da Ásia e da Austrália. No entanto, já foi encontrado na Jordânia e em Moçambique, e de uma nova cepa à qual a grande maioria das bananas são suscetíveis.
  "É um problema gigantesco", disse Rony Swennen, um criador do Instituto Internacional de Agricultura Tropical, em Dar es Salaam, na Tanzânia.
  Gert Kema, pesquisador Fusarium na Universidade de Wageningen e Centro de Pesquisa na Holanda, co-autor do relatório sobre a doença na Jordânia.
  Ele disse à revista Scientific American: "Estou incrivelmente preocupado. Eu não ficaria surpreso se ele aparece na América Latina em um futuro próximo. "
  Combinado com a ameaça de insetos, os pesquisadores disseram que o esforço Foc-TR4 pode ameaçar exportações de bananas em todo o território da América Latina e do Caribe - que responde por mais de 80 por cento da oferta mundial.
 Independent.co.uk
http://horizontenews.blogspot.com.br/
Reações:

0 comentários:

Postar um comentário