Benefícios do magnésio contra as doenças

0


O magnésio é um mineral importantíssimo para inúmeras reações do nosso organismo na saúde e nas doenças. Um parâmetro em comum em pacientes com diabetes tipo 2, hipertensão e baixos níveis de HDL parece ser a deficiência de magnésio.
O magnésio modula o transporte da glicose por meio das membranas, envolvendo-se em reações enzimáticas que influenciam na oxidação da glicose, podendo sua deficiência contribuir para a resistência a insulina devido a diminuição da atividade da tiroino-quinase no receptor da insulina.
Quanto menor o nível de magnésio maior o risco de deterioração da função renal em pacientes diabéticos tipo 2.
A suplementação de magnésio nessa população demonstrou melhorar a resistência a insulina. Outra doença relacionada com a deficiência de magnésio é a hipertensão o que gera vasoespasmos e dano endotelial.
Hipomagnesemia combinada com stress aumenta a secreção de catecolaminas o que pode levar a um aumento da entrada do cálcio nas células musculares vasculares provocando um aumento do tónus arteriolar e do espasmo coronário.
Niveis elevados de citocinas têm sido observados em ratos com dietas pobres em magnésio induzindo primeiramente a IL-6, responsável pela síntese de proteínas de fase aguda contribuindo assim para o risco aumentado de doença cardiovascular.
O magnésio parece ser o gatilho para a liberação de prostaciclina, um potente vasodilatador e inibidor da agregação plaquetária melhorando assim a função endotelial reduzindo o risco de pré-eclâmpsia.

Fonte:
http://atarde.uol.com.br/cienciaevida/materias/1546052-beneficios-do-magnesio-contra-as-doencas

buttons=(Aceito) days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Leia Mais
Accept !
SUBIR