Governo Assad nega alegações; suposto ataque ocorre em meio à visita da ONU para verificar uso de armas químicas

0
Grupos de oposição da Síria afirmaram que centenas foram mortos nesta quarta-feira (21) em um ataque com agentes químicos do governo contra redutos rebeldes próximo à capital Damasco.
Domingo: Equipe da ONU chega na Síria para investigar armas químicas
AP
Imagem fornecida pelo Comitê Local de Arbeen mostra corpos de sírios enfileirados em Arbeen, Damasco
Entenda: Saiba o que é o sarin, arma química supostamente usada na Síria
Plano: ONU investigará três supostos ataques com armas químicas na Síria
Vídeos publicados online por ativistas da oposição mostravam corpos sem vida, a maioria sem sinais de ferimentos. Não foi possível, entretanto, confirmar a veracidade dessas imagens de forma independente.
O governo Bashar al-Assad negou as alegações, caracterizando-as como "completamente sem fundamento".
Uma autoridade do governo americano afirmou à CNN que os EUA não possuem nenhuma confirmação de que armas químicas tenham sido usadas em ataques recentes na Síria. "Se for verdade, seria uma prova da brutalidade inconcebível por um homem desesperado e um regime desesperado", disse a autoridade.
Ação externa: Reino Unido protegerá rebeldes de armas químicas
Governo sírio: Alegações dos EUA sobre uso de armas químicas são 'mentiras'
As acusações ocorrem enquanto um grupo da ONU está no país para determinar se algum lado da sangrenta guerra civil está usando armamento químico. "Estamos cientes dos relatos e estamos tentando descobrir mais", disse o porta-voz da ONU Martin Nesirky.
O ataque aconteceu como parte de uma pesada ofensiva com bombardeios pelo governo na região de Ghouta, que possui redutos rebeldes que há mais de um ano as tropas de Assad tentam recuperar. Ativistas disseram que foguetes com agentes químicos atingiram os subúrbios de Damasco de Ain Tarma, Zamalka e Jobar durante intenso bombardeio.
Junho: EUA confirmam uso de armas químicas por forças de Assad na Síria
Consequência: Obama autoriza envio de ajuda militar a rebeldes sírios
Um homem que se identificou como um voluntário de primeiros socorros disse que ouviu um barulho diferente, semelhante a de um foguete. Ele foi até Zamalka, o lugar mais próximo a ele que foi atingido. Durante algumas horas, ele sentiu perda de visão e a paralisação de seu corpo. Ele disse que se sentiu incapaz de se manter de pé e desmaiou.
Uma enfermeira de um complexo emergencial, Bayan Baker, disse que o número de mortos, entre os recolhidos a partir de centros médicos nos subúrbios a leste de Damasco, foi de pelo menos 213. "Muitas das vítimas são mulheres e crianças. Eles chegaram com suas pupilas dilatadas, membros frios e espuma na boca. Os médicos dizem que estes são sintomas típicos de vítimas de gás nervosos", disse.
Já os Comitês de Coordenação Local, rede ativista da oposição, afirmou que os gases venenosos deixaram mais de 650 mortos. Os sintomas, segundo o grupo, incluíam inconsciência, espuma na boca e no nariz, pupilas contraídas, taquicardia e dificuldade para respirar.
Uma equipe de inspetores de armas químicas da ONU aterrissaram na Síria esta semana para tentar provar as alegações de que armas químicas vêm sendo usadas durante a guerra civil no país. Os inspetores deram início aos seus trabalhos na segunda-feira.
O secretário de Relações Exteriores do Reino Unido, William Hague, e o presidente da França, François Hollande, pediram ao governo da Síria que permita o acesso a equipe da ONU.
"Estou profundamente preocupado com os relatos de que centenas de pessoas, incluindo crianças, foram mortas em ataques aéreos e um ataque químico em um reduto rebelde próximo a Damasco", disse. "Esses relatos não estão corroborados e precisamos urgentemente de mais informações. Mas está claro que, caso sejam verificados, marcariam um aumento chocante do uso de armas químicas na Síria."
AP
Imagem fornecida pelo Gabinete de Mídia da Douma mostra sírio ao lado de corpos de vítimas mortas por suposto ataque químico em Douma
Hague acrescentou que o Conselho de Segurança da ONU trataria do assunto.
Ao negar o uso de armas químicas, um porta-voz do governo disse à agência estatal Sana que os relatos são uma "tentativa de desviar a investigação da comissão da ONU do exercício de suas funções".
Depoimento: Jornalista relata suposto ataque com armas químicas na Síria
Em abril: EUA suspeitam de uso de armas químicas por Síria
A guerra civil na Síria já dura mais de dois anos e, segundo a ONU, 100 mil foram mortos no conflito e milhões foram forçados a refugiar-se dentro e fora do país. Durante a guerra, houve numerosas alegações de que o governo estaria usando armas químicas.
Em junho, os EUA disseram que Bashar al-Assad havia cruzado uma "linha vermelha" ao usar armas químicas, incluindo gás sarin , contra as forças rebeldes. Isso levou o governo americano a fornecer apoio militar aos combatentes da oposição.
O governo Assad também afirma que os rebeldes usaram armas químicas, incluindo em um incidente em março em Khan al-Asal, Aleppo, segundo a mídia estatal. Opositores afirmam que os rebeldes não possuem acesso a armas químicas ou a mísseis necessários para um ataque.
A Síria é um dos poucos países que não fazem parte do tratado internacional que proíbe armas químicas, e as nações ocidentais acreditam que tenham reservas não declaradas de gás mostarda, sarin e agentes nervosos.
Com Reuters e AP
ultimosegundo.ig.com.b 

buttons=(Aceito) days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Leia Mais
Accept !
SUBIR