Por quê tem tanta gente morrendo de Câncer ?

0

 

“É triste pensar que a natureza fala, e que o gênero humano não a ouve.”
Victor Hugo
A pergunta deveria ser: Porquê mais pessoas não estão morrendo de Câncer no mundo !
Qualquer pessoa razoável já deve ter parado para questionar porque se ouve tanto falar em Câncer hoje em dia, e tantas mortes devido a esse mal que aflige a humanidade. A realidade é que as estatísticas mostram que a doença, que em 1800 tinha um baixo grau de mortalidade, têve uma verdadeira explosão no século XX. Segundo relatório das Nações Unidas, os casos de câncer devem aumentar nos próximos anos, prevendo que em 2030, o número de pessoas que morrerão por causa da doença chegará a 17 milhões por ano. Mas afinal, o que tem causado tanto aumento nos casos de Câncer no mundo ? Evidentemente, temos que considerar também os fatores genéticos, como a predisposição à doença, mas neste pequeno artigo, eu gostaria de chamar a atenção para fatores simples da nossa vida quotidiana, como a alimentação e a própria vida em sociedade.

O Ar poluído que respiramos – você já parou para pensar na quantidade de substâncias tóxicas, cancerígenas que existe na simples fumaça de automóvel que todo mundo absorve ? Substâncias químicas altamente nocivas, que entram pelos pulmões adentro, caem na corrente sanguínea, e alteram o DNA das células normais. Imagine numa cidade com mais de 500.000 habitantes, a quantidade de indústrias, de automóveis e até de fumantes a poluirem o ar diariamente com subtâncias que nós sabemos que causa câncer e nada podemos fazer a respeito.

A Água que bebemos – A água também está contaminada. Os lençóis freáticos absorveram grande quantidade de resíduos químicos originários das indústrias e do subproduto humano; Lixo inorgânico caracterizado por elementos até então raros, como os oriundos das baterias de telefones celulares, cancerígenas, como o Cádmio e outros metais, são diariamente despejados nos lixões das cidades. Esse material vai parar em depósitos subterrâneos, penetrando no solo, e contaminando os veios d´água. Resultado: Mais câncer!

Os Alimentos que ingerimos:
O Leite – Contaminado com hormônios de engorda dos animais, esses hormônios são há tempos conhecidos por causarem câncer. Depois, esse mesmo leite vai ainda ser “beneficiado” nas indústrias, que o enchem de conservantes, corantes, acidulantes, a maioria produtos altamente cancerígenos, e sem falar nos casos absurdos, em que recentemente foi encontrado até Soda Cáustica no leite, que embora não cancerígeno, é outro problema para a saúde, e sem falar na grande quantidade de Colesterol presente na gordura animal, que como sabemos, entope as artérias. Queijos – Os queijos brasileiros são também uma grande incognita, devido ao pouco grau de higiene e controle que eles possuem! – Na verdade, seguem o padrão do leite, que já sai da vaca contaminado por densos hormônios. Recebe posteriormente, toda uma carga de produtos químicos cancerígenos na sua fabricação e finalização.
Carne – A Carne é outro grande fator potencial para o aparecimento e o desenvolvimento de câncer. A imensa quantidade de hormônios que hoje em dia é usada para “engordar” o animal causa câncer. Diversas pesquisas, inclusive, associam os hormônios usados na carne bovina com o câncer de próstata no homem. Hoje em dia ( 2010 ), o câncer de próstata é o que mais mata no Brasil.
Frangos – A carne de frango, além do alto teor de colesterol que possui, que entope as artérias, ainda vem com doses cavalares de hormônios e outras substâncias cancerígenas. Vocês sabiam que muitas substâncias químicas se depositam extamente no panículo adiposo dos animais ( a gordura, que tanta gente aprecia ), e que essas substâncias são absorvidas do alimento e podem causar câncer ?
Ovos - Um ovo de granja é considerado por muitos especialistas como uma bela fonte de câncer – A quantidade de hormônios presentes no ovo de granja é simpesmente absurdo para os padrões de consumo humano.
Legumes e Verduras - Cheias de Agrotóxicos. Verduras e legumes são regadas com água contaminada por produtos químicos. Não se satisfazendo com isso, os homens as enchem de agrotóxicos, substâncias das mais perniciosas que podem existir para a saúde humana. E agrotóxicos se dividem em duas grandes categorias: Os pesticidas e os Herbicidas, estes últimos, usados hoje em dia de forma totalmente desenfreada por muitos agricultores Brasileiros para eliminar o mato. Tem gente tão maluca que ainda esfrega agrotóxico nas frutas e tomates, a fim de que elas cheguem intactas aos centros de abastecimentos.
Produtos Industriais – Margarina, Refrigerantes, Enlatados – Aí é uma verdadeira sopa de materiais altamente cancerígenos, conservantes, aromatizantes, acidulantes, corantes artificiais…um lixo tóxico orgânico que as pessoas comem e bebem e não se dão conta.
Telefones Celulares e Radiação – Nosso mundo está contaminado de radiação – Já foi provado que as microondas são grandes responsáveis pelo aparecimento de câncer. As radiações atacam o DNA das células do organismo, mudando o código genético e fazendo com que as células se multipliquem de forma totalmente desordenada. Com o mundo moderno de computadores, telefones celulares, fornos microondas, e essa parafernália de materiais eletronicos, todos estamos sujeitos a radiações de todas as espécies em todo o espectro eletromagnético.
Venenos - Além dos venenos supra-citados, temos que ter consciência do uso que algumas pessoas fazem de substâncias venenosas para matar pragas, como cupins, baratas e outros animais. Periodicamente, as pessoas do nosso tempo, mandam “dedetizar” as suas residências, sem saberem do grande mal que estão atraindo para dentro delas, pois como já se provou em laboratório, que essas substâncias são potencialmente cancerígenas.
Outras - Além dos venenos acima citados, temos que ressaltar também o uso de corantes nas tintas de parede, e solventes. Diversas pesquisas apontam que o uso de solventes está associado a pelo menos um tipo de câncer: Leucemia. E é uma coisa, afinal, que todo mundo faz: pintar a sua casa.
Conclusão:
Como vemos, o homem moderno está cercado de fatores que causam câncer por todos os lados. Substâncias que ingere como alimentos, o ar que respira, a água que bebe, e a própria tecnologia atual. O ideal seria a volta para a natureza!
A natureza sábia que é, mantém as substâncias, os elementos químicos em níveis equilibrados à sustentação e ao desenvolvimento da vida na terra. O homem está simplesmente mudando as condições do nosso planeta, deixando de ser um lugar habitável, para um planeta que no futuro será totalmente inóspito. E afinal, respondendo à pergunta inicial, porque tem tanto Câncer no mundo ? E COMO NÃO HAVERIA DE TER ? É incrível que não exista ainda mais, depois de tudo que o homem já fez em favor de atrair o Câncer para si !
Por: Dihelson Mendonça
Bibliografia: Diversas publicações científicas

buttons=(Aceito) days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Leia Mais
Accept !
SUBIR