30 de jul de 2013

Garota é infectada por ameba "comedora de cérebro" nos EUA

Jovem de 12 anos é infectada por rara ameba que "come" o cérebro
  • Jovem de 12 anos é infectada por rara ameba que "come" o cérebro
Uma jovem de 12 anos do Estado do Arkansas, nos EUA, foi diagnosticada com um tipo muito raro de ameba "comedora de cérebro", nesta segunda-feira (29). A garota provavelmente contraiu o parasita enquanto nadava em uma piscina de um parque aquático da região. A infecção foi confirmada pelas autoridades de saúde locais.
De acordo com o Centro de Controle e Prevenções de Doenças e o Departamento de Saúde do Arkansas, a garota foi diagnosticada com meningoencefalite amebiana primária (MAP), causada por uma ameba chamada Naegleria fowleri.
A adolescente, identificada pela rede de TV CBS como Kali Harding, está internada em estado crítico no Hospital para Crianças do Arkansas.  O índice de mortalidade passa dos 99% nos primeiros cinco dias após a aparição dos sintomas, que incluem dores de cabeça, febre, náusea e vômitos.
A Naegleria fowleri entra no corpo humano através do nariz e ataca o tecido cerebral, causando infecção e inchaço do cérebro, culminando na morte do paciente. Ela prefere viver em lagos e piscinas termais com temperaturas que fiquem em torno de 35ºC, mas dificilmente sobrevive em lugares onde a água recebe o tratamento correto. Beber água contaminada, no entanto, não causa nenhum problema para a pessoa.
As autoridades americanas garantem que a chance de contaminação é muito baixa e que apenas 128 casos da doença foram registrados entre 1952 e 2012. A maioria deles ocorrem nos períodos mais quentes do verão no hemisfério norte.
"O risco de infecção no Arkansas é muito baixo. Nadar é uma atividade saudável de verão e nós não queremos desencorajar as pessoas", afirma o epidemiologista Dirk Haselow, do Departamento de Saúde do Arkansas, em entrevista à CBS.
 http://noticias.bol.uol
Reações:

0 comentários:

Postar um comentário