Bicarbonato de Sódio e tratamento do câncer

1



Muita informação errônea vem circulando na internet brasileira sobre bicarbonato de sódio, consistindo num grande desserviço às pessoas que poderiam se beneficiar dos poderes terapeuticos desta substancia. Andou circulando um email propagando os benefícios do bicarbonato para a cura do câncer. O problema é que este email, num tom completamente sensacionalista e carecendo de referâncias científicas, gerou reações negativas de muitas pessoas tanto da área de saúde convencional quanto alternativa, que, sem pesquisar os fatos e se baseando apenas em tal email, passaram a pregar contra o uso do bicarbonato.

Vamos desfazer a confusão gerada e mostrar os fatos. O bicarbonato de sódio realmente tem poderes terapêuticos maravilhosos e pode e deve ser utilizado no tratamento de diversos desequilíbrios corporais, como se verá abaixo. Entretanto, como qualquer outra substancia, deve ser usado corretamente, pois o excesso, é claro, poderá gerar efeitos indesejados.

Sobre o uso do bicarbonato para o tratamento do câncer:  esta utilização foi primeiramente proposta pelo médico italiano Tullio Simoncini, que usa o bicarbonato por via intravenosa e por cateter em seus pacientes oncológicos com grande sucesso. Você pode conferir diretamente o trabalho do Dr. Simoncini em seu site http://simoncini-cancer-center.com

Um dos argumentos usados por aqueles que, no Brasil, estão pregando contra o bicarbonato, é que Dr. Simoncini teve a sua licença médica cassada. Bem, eu trabalho na área de saúde alternativa há mais de 20 anos e posso assegurar a vocês: qualquer médico que ouse "pisar fora da linha" e gerar uma informação que ameace o interesse da indústria médica e farmacêutica, será ameaçado, cassado ou calado de alguma outra forma. Pense nos bilhões que a industria do câncer fatura anualmente e no preço de um vidro de bicarbonato de sódio. Como diz a Sonia Hish, pesquisadora da alimentação natural:

" A saúde é subversiva pois não dá lucro a ninguém"

A doença dá lucro. Pesquisas infindáveis sobre tratamentos caríssimos que não curam nada afinal de contas, dão lucro. O tratamento com bicarbonato de sódio não dá lucro.

Simoncini não está sozinho. Dr.  Rashid Buttar, que alerta sobre o mercúrio (presente nas vacinas infantis, entre outras fontes) ser um fator importante no desenvolvimento do autismo e que curou inúmeros pacientes autistas com a remoção deste metal pesado, também teve sua licença cassada. Dr. Andrew Wakefield, que mostrou num estudo científico a relação entre a vacina tríplice e o autismo, foi perseguido e difamado, não me lembro se chegou a ser cassado. Esses são apenas alguns casos. Pense nisso quando você ouvir que "Dr. Fulano teve sua licença cassada" como argumento para desconsiderar a descoberta científica de tal doutor. À propósito, Simoncini continua atuando, através de seus seguidores, e curando pessoas de todo o mundo que vão até a clínica fundada por ele em Roma.

Voltando ao uso do bicarbonato de sódio no tratamento do cancer, Dr. Mark Sircus, em seu livro SodiumBicarbonate – Rich Man’s Poor Man’s Cancer Treatment (“Bicarbonato de Sódio - tratamento de câncer do homem rico e do homem pobre” – ainda não publicado em português) se baseia nos estudos de Simoncini mas dá um passo à frente, e propõe o uso do bicarbonato na forma oral, o que torna este tratamento acessível a todos os pacientes. Este livro é totalmente referenciado com pesquisas científicas sobre o bicarbonato e desde a sua publicação em 2008 vem ajudando inúmeras pessoas a se curarem completamente ou, em casos avançados, mitigarem seus sintomas, tendo uma melhor qualidade de vida. No IMVA (International Medical Veritas Association, entidade de pesquisa criada por Dr. Sircus) recebemos diariamente testemunhos deste porte. 

Recentemente, em janeiro de 2013, um estudo realizado por pesquisadores da Wayne State University School of Medicine, comprova definitivamente o papel do bicarbonato de sódio na prevenção de metástases. Em tal estudo, intitulado  “A acidez gerada pelo microambiente do tumor leva a invasão local.”[i] esses cientistas mostram que o tumor cancerígeno está associado a um ambiente ácido e o seu crescimento e expansão para outras áreas do corpo (metástase) acontece devido à capacidade do tumor de gerar compostos ácidos que são lançados no meio extracelular, tornando este meio favorável ao tumor e desfavorável às células saudáveis. Eles mostram também que o uso do bicarbonato oral é eficiente para alcalinizar o meio e inibir este processo. Em suas próprias palavras:

         " No presente trabalho, a invasão tumoral e o pH peritumoral foram monitorados ao longo do tempo através de microscopia intravital. Em todos os casos, o pH tumoral foi ácido e heterogêneo e as regiões de maior invasão do tumor corresponderam a áreas de pH mais baixo. Não houve invasão do tumor nas regiões com pH normal ou quase normal.

Em apoio à importância funcional das nossas descobertas, a administração oral de bicarbonato de sódio foi suficiente para aumentar o pH peritumoral e inibir o crescimento tumoral e invasão local em um modelo pré-clínico, corroborando a hipótese de invasão mediada pelo ácido."

Este estudo é apenas um entre muitos que comprovam a eficiencia do uso terapêutico do bicarbonato de sódio.  Sugiro, para uma compreensão mais aprofundada deste tema, a leitura das pesquisas e livros do Dr. Simonicini e do Dr. Sircus. Para quem está interessado especificamente no tema câncer, acho também muito inspiradora a experiencia de Vernon Johnson, que se curou de um cancer nos ossos apenas com o uso do bicarbonato oral e da respiração adequada (que colabora com o bicarbonato na função de alcalinizar o corpo, com o aumento do oxigênio disponível para as células). Você pode ler a história do Vernon em seu site: http://phkillscancer.com/

Mas os benefícios do bicarbonato não se restrigem ao câncer - todas as doenças que estejam relacionadas a condições ácidas podem ser tratadas com bicarbonato, incluindo resfriados e gripes, o que faz desta substância um grande aliado de todas as famílias. Mas este é um assunto para um outro post.

Atenção: o uso prolongado no bicarbonato (como é necessário no caso do câncer e outras doenças crônicas) deve ser necessariamente acompanhado de um monitoramento do pH. Elevar demasiadamente o pH, criando uma condição muito alcalina é tão danoso quanto a condição ácida. Não utilize o bicarbonato antes de se informar completamente sobre o assunto e entender a forma segura de fazê-lo. 

Luciana Valentim - Terapeuta Holística e membro do International Medical Veritas Association (IMVA)





[i] Acidity generated by the tumor microenvironment drives local Invasion; Veronica Estrella, Tingan Chen, Mark Lloyd, et al; Cancer Res Published OnlineFirst January 3, 2013; doi:10.1158/0008-5472.CAN-12-2796
http://caminhosparaasaude.blogspot.com.br/2013/03/bicarbonato-de-sodio.html

buttons=(Aceito) days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Leia Mais
Accept !
SUBIR