A
Igreja Universal do Reino de Deus lançou uma campanha publicitária para
transmitir o conceito do que significa ser membro da denominação, e as
características das pessoas que passam a frequentar suas reuniões.
Com o tema “Eu sou a Universal”, a campanha apresenta pequenos vídeos
com o depoimento de pessoas que se tornaram membros da igreja, além de
mostrar sua rotina pessoal e profissional, sempre ressaltando o viés de
prosperidade.
Em um dos casos, a publicitária Marta Barreto fala de sua perspectiva
de vida, rotina, e ao final, exclama que ela é “a Universal”, conotando
que a igreja e seus membros vivem num mesmo compasso, de forma parecida
com a que ela vive.
Campanhas publicitárias em geral, são feitas a partir de
planejamento, com trabalhos de pesquisa e elaboração de uma mensagem que
atraia o consumidor e o leve a aquisição de determinado produto ou
serviço.
“Que retrato de cristão você tem em sua mente? Quem sabe, quando você
ouve falar que alguém possui uma fé, passe pela sua cabeça a ideia de
uma pessoa religiosa, cheia de dogmas e até preconceitos. Na verdade,
você se lembra daquela criatura caricata de muitas novelas; daquele
estereótipo de pessoa fanática retratada como se fosse verdadeiro. Não é
nada disso”, introduz ao assunto o texto do site Arca Universal sobre a
campanha.
O site oficial da igreja ainda ressalta que tornar-se cristão vai
além de professar um credo: “E o que é ser cristão, então, senão uma
pessoa independente? Estranho? Só para quem não conhece o que significa
seguir a Cristo. Jesus foi (e é) a pessoa que deixou o legado da
liberdade. Ele pregou que ser livre independe de algemas, e ensinou que
ter fé é diferente de ter uma religião”, conceitua.
O texto ainda detalha que o “ser cristão” é tonar-se alguém com uma
“vida livre da opinião alheia, que vive em paz consigo mesma, e é capaz
de perdoar os próprios erros”.
Esse tom emotivo segue ao sugerir que uma pessoa cristã “tem um lar
harmonioso e uma família unida. E, antes de tudo, tem a alma curada. É
uma cabeça pensante, que não se deixa iludir com informações
equivocadas. É uma cabeça que pensa, sim, e não apenas um coração que
sente”.
Confira abaixo, o vídeo de depoimento da publicitária Marta Barreto para a campanha “Eu Sou a Universal”:
Por Tiago Chagas, para o Gospel+