Génesis 13:7-12 Génesis 13:9
Todos os dias temos que fazer escolhas, tomar opções, por vezes bem difíceis e complicadas. Escolhe a que quiseres. Se fores para a direita, eu irei para a esquerda; se escolheres a esquerda, eu irei para a direita.
Que os bens deste mundo não sejam a razão do quebra do nosso amor e respeito mútuos.
Quantos de nós, hoje, seríamos capazes de perder dinheiro, ouro, bens materiais, para salvaguardarmos a boa vivência e o amor? Parece que Abraão estava cinco mil anos à nossa frente no conhecimento da "psicologia do bom viver".
A Bíblia diz que Lot viu a grande planície do Jordão, seus pastos verdejantes, suas cidades prometedoras, seu enriquecimento fácil, enquanto do outro lado havia apenas montes, matos, pequenos arbustos, terra seca. Lot viu apenas o físico, aparente, passageiro, mas Abraão viu mais além. Lot escolheu o que se via, Abraão ficou com o que aparentemente não tinha nada. Lot viu terras verdejantes, Abraão viu Deus e a Sua graça de abençoar.
Lot escolheu a parte que queria, Abraão ficou com o que Lot não quis, mas, pela sua fé, ficou com a melhor parte. Algum tempo depois, Lot, com todos os seus bens, estava nas mãos de outros gananciosos como ele e, não fora o amor e ajuda de Abraão ficaria sem nada. "Melhor é o pouco com o temor do Senhor do que os tesouros da inquietação; melhor é a simples comida de hortaliças, onde há amor, do que o boi gordo com ódio" (Provérbios 15:16-17).
Um dos grandes inimigos da fé em Deus é a cobiça. O bom deste mundo é o grande inimigo do melhor que Deus tem para nos dar.
Tens à tua frente a vida e a morte; o pouco e o que parece muito, mas que pode não ser. Escolhe ficar com Deus, servi-lO e amá-lO e tu terás o melhor que podes ter.