Como nos dias de noé assim também sera minha volta

1
O retorno de Cristo e os eventos que se seguem, incluindo o juízo de Deus têm data marcada. Parece uma contradição, mas realmente podemos perceber o momento/episódio que deflagrará a volta de Cristo. Contudo, a bíblia diz: “A respeito daquele dia e hora, ninguém sabe; nem os anjos do céu; senão unicamente o Pai” (Mt 24.36). Como explicar então a minha frase acima?
Primeiro é preciso lembrar que o intuito de Jesus em proferir essas palavras era, claramente, para evitar cálculos, curiosidades e previsões e, conseqüentemente, decepções. Além de claro, estimular em nós a VIGILANCIA. E, de fato não dá para nós sabermos quando se dará o exato momento do evento; por isto também disse: “… não vos compete saber tempos e épocas que o Pai estabeleceu pelo seu próprio poder” (At 1.7).
Apesar disto, o Senhor Jesus, nos preveniu; deu-nos sinais; os quais nos indicariam a proximidade do evento de sua volta e o fim. Enfim, podemos saber o momento do evento, não quando exatamente se dará o evento. Isto porque o momento que desencadeia o evento pode se dar daqui há um ano, ou dois, ou dez; ou só daqui há cinqüenta anos!! No mundo espiritual não importa tempos ou épocas, nem data e nem hora. O que importa é o momento que desencadeia o evento. Em outras palavras, neste caso, o EVENTO está condicionado ao MOMENTO.
No contexto da passagem referida anteriormente, Jesus reunido com seus discípulos, revela-lhes uma série de profecias, sinais e parábolas que lhes esclareceria muitas coisas; não para matar a ansiedade e a curiosidade, típicas dos seres humanos, mas, para que fossem vigilantes e não fossem pegos de surpresa.
Ele declara: “E, como foi nos dias de Noé, assim será também a vinda do Filho do homem” (Mt 24.37). Há coisas interessantíssimas nesta declaração. O Senhor revela-lhes (aos discípulos), e a nós também, que o contexto da sua vinda será o mesmo dos dias de Noé. Portanto, tudo o que temos que fazer é olhar com atenção o episódio que envolveu Noé, sua família, as outras pessoas e o mundo antigo.
O Senhor continua: “Porquanto, assim como, nos dias anteriores ao dilúvio, comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento…” (Mt 24.38,39). Veja, algumas pessoas pensam que o problema é o casamento, as bebidas e as comidas. Mas, eu creio que não era esta a idéia. A meu ver o Senhor queria dizer a respeito das distrações da vida.
Simplesmente, o cotidiano, as “coisas desta vida”, tiraram a atenção daquelas pessoas para não darem crédito à mensagem de Noé. Acostumaram-se… e com o passar do tempo não se importavam mais com aquela estrutura grande que Noé estava construindo; não se importavam com a sua mensagem, nem com o seu modo de ser e falar, que era diferente de todos os outros habitantes. E ainda pior, de tanto caçoarem de Noé e sua família; chegou um dia que nem mais prestavam atenção neles. E viveram suas vidas… “… até ao dia em que Noé entrou na arca, e não o perceberam, até que veio o dilúvio, e os levou a todos…
E completa: “… assim será também a vinda do Filho do homem”.
Agora reparemos mais a fundo a parte ‘b’ do versículo 38 (Cap. 24): “… até ao dia em que Noé entrou na arca”. A bíblia nos mostra e o Senhor Jesus ratifica, que o dilúvio só começou após a Arca ser terminada e Noé e sua família ter entrado nela. A missão de Noé era, além de levar a mensagem do Juízo “iminente” de Deus, construir uma Arca que seria o refúgio e salvação para todo o que cresse na mensagem de Noé. O dia do dilúvio estava marcado. Pra quando? Quando a Arca estivesse pronta. Ninguém sabia ao certo quando a Arca ficaria pronta; isto dependeria do esforço e desempenho de Noé e sua família. Mas, quando a Arca estivesse pronta, findaria o tempo da mensagem e, conseqüentemente, viria o dilúvio. O tempo da mensagem, bem como do dilúvio, estavam condicionado ao tempo do preparo da Arca!
… assim será também a vinda do Filho do homem”.
Foi-nos dada uma missão. O Fim não pode vir, e não virá, enquanto esta missão não for cumprida! Somos os “NOÉs” de hoje! Embora não visível; estamos construindo uma arca. Não uma Arca literalmente, mas, estamos, com a ajuda de Deus, construindo, agregando, edificando, juntando os membros de um corpo – a Igreja de Cristo – na medida em que levamos/pregamos a mensagem de Deus. Quando este corpo estiver edificado, adornado, imaculado – quando acabarmos de testemunhar; virá o FIM.
Leiamos Mateus 24.14 “E este evangelho do reino será pregado em todo mundo, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim”. Em outras palavras… “e então virá o fim…” só depois que este evangelho for pregado em testemunho a todas as nações. Isto porque, como diz em 2 Pedro 3.9: “[ELE] é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se”.
Como diz as escrituras: “Hoje, se ouvirdes a sua voz [do Espírito Santo], não endureçais os vossos corações…” (Hebreus 3.4-16).
Hoje é mais um daqueles dias em que Deus lhe estende as mãos e lhe dá mais uma oportunidade. Um dia, porém, esta oportunidade vai se findar, o dia já está determinado, e quem sabe se você perceberá… “como foi nos dias de Noé”??
O triste Fim da história de Noé foi que as pessoas só perceberam o sumiço de Noé e sua família quando o dilúvio foi deflagrado; mas, já era tarde, o próprio Deus já havia selado a porta da Arca por fora.
… assim será também a vinda do Filho do homem”.
Por Pr Alex Oliveira

buttons=(Aceito) days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Leia Mais
Accept !
SUBIR