FIFA alerta jogadores para carne contaminada com clembuterol

0

O organismo que rege o futebol mundial salientou a deteção de carne contaminada no México e noutros países da América do Sul.

A FIFA alertou hoje os futebolistas e as seleções que vão estar presentes no Mundial do Brasil para o perigo de ingestão de carne contaminada com clembuterol, a substância que valeu uma suspensão ao ciclista espanhol Alberto Contador.
A 25 dias do arranque da competição, a FIFA indicou que carnes contaminadas por clembuterol foram detetadas no México e em outros seis ou sete países na América do Sul.
Embora não tenha querido indicar quais as nações onde a carne foi detetada, o médico chefe da federação internacional , Jiri Dvorak, assumiu que as ocorrências tiveram lugar em alguns países apurados para o Mundial2014.
O clembuterol é um produto interdito tanto no uso veterinário (faz crescer mais rapidamente os animais), como no humano. A substância pode melhorar a condição física, aumentando a massa muscular e diluindo as gorduras.
Apesar de proibido, o clembuterol é usado por alguns criadores de gado, sobretudo em países como a China ou o México .
O mundo do futebol viu-se afetado por um elevado número de positivos durante o Mundial sub-17 do México , em 2011, em que mais de uma centena de jogadores acusou a presença da substância devido à ingestão de carne contaminada.
Em abril, a União Ciclista Internacional (UCI) levantou todas as sanções impostas ao corredor Michael Rogers, que acusou positivo em outubro de 2013, uma vez que este provou que consumiu carne de vaca contaminada na China.
Pior sorte teve o ciclista Alberto Contador, que ficou sem a vitória na Volta a França de 2010 e esteve suspenso devido a uma análise que revelou quantidades de clembuterol mínimas, mas ainda assim suficientes para uma punição.
A substância também pode indicar a realização de transfusões sanguíneas, um método proibido pelos regulamentos antidopagem.
Conteúdo publicado por SportInforma c/ Lusa 
http://www.espbr.com/noticias/fifa-alerta-jogadores-para-carne-contaminada-clembuterol

buttons=(Aceito) days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Leia Mais
Accept !
SUBIR