Imagem: Reprodução/Redes Sociais |
Uma inserção
publicitária sobre o Metrô de São Paulo na Rádio Transamérica causou
polêmica nas redes sociais nesta terça-feira, 25. Na peça, o locutor
afirma que "trem lotado é bom para xavecar a mulherada". Desde o começo
do ano, 23 pessoas foram presas por abuso sexual no metrô e nos trens da
CPTM. A Transamérica atribui a peça à estatal. A companhia nega e diz
que processará a rádio por uso indevido e sem aprovação de seu nome.
O texto é lido
pelo personagem Gavião, do programa humorístico Papo de Craque como se
estivesse confidenciando sua própria história ao ouvinte. Começa com o
locutor destacando as obras em execução na rede. Propositalmente, ele
comete sete erros de concordância como "os trem" e "as estação" ao dizer
que a superlotação do sistema sobre trilhos é "normal".
"Nos horários
de pico, é normal trem e metrô ficar lotado. É assim também nas grandes
metrópole espalhada pelo mundo. Pra falar a verdade, até gosto do trem
lotado, é bom pra xavecar a mulherada, né, mano? Foi assim que eu
conheci a Giscreuza. Muito já foi feito, e o governo sabe que ainda tem
muito pra fazer. Governo do Estado de São Paulo (sic)", diz o locutor.
O spot levou
passageiros inconformados com o material a questionar o Metrô pelo
Twitter. Em sua conta oficial no microblog, a empresa, que é controlada
pelo governo estadual, informou que, "assim que tomou conhecimento do
referido comercial, totalmente inapropriado, o Metrô consultou a agência
responsável pela publicidade e foi informado de que seu conteúdo não só
estava em desacordo com o briefing (resumo) passado como também não
fora aprovado - nem pela agência tampouco pelo Metrô".
Segundo a
companhia, a Rádio Transamérica FM, cuja "produção desse infeliz
comercial é de sua inteira responsabilidade", foi advertida e retirou o
comercial do ar.
Repercussão. A
bancada do PT na Assembleia Legislativa encaminhou nesta segunda-feira,
24, uma representação contra o secretário da Casa Civil, Edson
Aparecido, o presidente da CPTM, Mário Bandeira, e o presidente do
Metrô, Luiz Antonio Carvalho Pacheco, pedindo abertura de um inquérito
civil sobre o caso no Ministério Público.
"A cultura do
assédio que não respeita a mulher e seu corpo no espaço público e que
aceita a ‘cantada’ e o ‘xaveco’ como algo natural, independentemente da
vontade da mulher, é uma cultura opressora que envergonha, constrange a
mulher e limita seu direito de ir e vir livremente", diz trecho da
representação, assinada pelos petistas Luiz Claudio Marcolino e Alencar
Santana Braga.
Resposta. O
Metrô nega a autorização para veiculação da mensagem publicitária. Em
uma segunda nota enviada ao Estado, a empresa disse que "o briefing
transmitido à rádio era (para) mostrar a modernidade do Metrô de São
Paulo e explicar que a lotação nos horários de pico acontece em todas as
grandes cidades do mundo. Além disso, deveriam ser anunciadas as obras
de expansão em andamento".
No começo da
tarde, a Assessoria de Imprensa da Rádio Transamérica FM informou, por
telefone, que "toda propaganda que a rádio veicula é aprovada pelo
contratante". A empresa disse que a inserção não é feita desde o último
dia 20.
Mais tarde, a
emissora divulgou nota, na qual afirmou que o texto não incentiva
comportamentos lascivos nem faz qualquer alusão à violência ou ao abuso
sexual.
"O personagem,
ao empregar o termo ‘xavecar a mulherada’, se refere única e
exclusivamente à paquera, sinônimo da antiga conhecida cantada, que pode
persuadir ou aproximar pessoas, formando ou não casais, conduta lícita
que acontece na vida cotidiana em qualquer lugar com grande circulação
de pessoas", afirmou a nota. A rádio condenou abusos sexuais no
transporte público.
O texto da
rádio disse também que a Transamérica estava "mesmo certa da
inexistência de ligação entre o testemunhal feito pelo (locutor)
personagem Gavião e as ocorrências de atentados ao pudor ocorridas nas
linhas de transporte púbico".
Ação. O Metrô
chegou a retransmitir a nota publicada pela Rádio Transamérica. No
entanto, no começo da noite, a companhia divulgou uma terceira nota
sobre o caso.
"O Metrô
informa que vai processar a Rádio Transamérica FM pelo uso indevido e
sem aprovação de seu nome em inserção testemunhal veiculada em programa
da emissora. Nem o Metrô nem a agência Nova SB, à qual a Companhia
encomendou campanha sobre obras de expansão da rede metroviária, foram
informados de que tal conteúdo seria veiculado pela Rádio Transamérica. O
Metrô reitera que repudia o conteúdo veiculado pela Rádio
Transamérica", diz o texto.
A Assessoria de Imprensa da Transamérica foi procurada mais uma vez, mas não respondeu à reportagem.
Bruno Ribeiro e Caio do Valle
O Estado de S. Paulo