CANELA-DE-VELHO, UMA PLANTA MILAGROSA CONTRA ARTROSE, ARTRITE E DORES EM GERAL.
A canela-de-velho, Miconia albicans, é uma planta muito comum no Nordeste brasileiro. Pertence ao gênero botânico Miconia, da famÃlia Melastomataceae, que tem diversas contribuições na medicina popular. Vale a pena você conhecer e, se tiver alguma inflamação dolorosa, experimentar.
De que planta estamos falando?
A Miconia albicans é uma planta arbustiva (de 0,7 a 3 m de altura) também conhecida como quaresmeira-de-flor-branca, prima das outras quaresmeiras – de flor roxa e rosa – que já conhecemos.
Uma outra canela-de-velho é a Cenostigma macrophyllum Tul. var. acuminata ou caneleiro, árvore do Paraná.
A canela-de-velho (Miconia albicans) já é bastante estudada por suas propriedades medicinais e curativas assim como outras plantas do mesmo gênero.
Para além do uso popular já consagrado, você poderá conferir alguns links de estudos cientÃficos sobre essa planta: pela ação analgésica, anti-inflamatória e anti-microbiana.
Seu uso para tratar doenças dolorosas como artrites, artroses e reumatismo tem ampla comprovação nas comunidades tradicionais da região nordeste.
Alguns estudos apontam também as suas propriedades terapêuticas no tratamento do Mal de Chagas pois afeta o Tripanossoma cruzis, causador desta doença.
Descrição da planta
Nome cientÃfico: Miconia albicans
FamÃlia: Melastomataceae
Nome popular: Canela-de-Velho
Partes usadas: Parte aérea da planta (folhas)
PrincÃpio ativo: Flavonóides e compostos triterpênicos (ácido oleanólico e ácido ursólico)