Somos o resultado da "massa"

0

Posso pensar em mim mesmo como indivíduo. Posso estar buscando minha própria salvação, tratando de meus próprios interesses, fazendo todas as coisas que individualmente fazemos, cultivando meu caráter, minha virtude, alimentando minha ambição, minha avidez, minha inveja, aprimorando minha especial capacidade, talento, etc. Tudo está ainda compreendido na limitadíssima esfera daquilo a que chamamos "indivíduo". Mas esse indivíduo também é resultado da massa. Todos os indivíduos, em todas as partes do mundo, estão fazendo a mesma coisa, e cada um deles é o resultado de sua sociedade, de seu grupo, de sua família, de sua religião, etc. E qualquer alteração que aí se faça não é, de modo algum, uma mutação, uma revolução radical, porém mera modificação do padrão. A revolução radical se verifica além do indivíduo e da massa. 

[...] É necessário compreender a futilidade de qualquer padrão, e rejeitá-lo completamente. No momento em que se percebe que uma coisa é falsa, ela cai por si. Portanto, você deve compreender a falsidade de qualquer padrão, e dessa maneira terá a possibilidade de realizar a mutação. 

Veja agora o que está implicado nisso. Quando você diz que um padrão, um método, um sistema produzirá a mutação, duas coisas estão implicadas: a primeira, que você sabe o que a mutação significa; e a segunda, que um método lhe ajudará a conseguir a mutação. Você sabe o que significa mutação? Obviamente não sabe. 

Jiddu Krishnamurti
http://adultosadulteradosadulterantes.blogspot.com.br/
Marcadores

buttons=(Aceito) days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Leia Mais
Accept !
SUBIR