Os filhos são sempre mais inteligentes do que os pais

0

Toda criança está sendo envolvida pelos pais, pela sociedade, pelos professores, pelos padres, por todos os interesses estabelecidos — envolvida em muitas camadas de condicionamento. Uma determinada ideologia religiosa lhe é dada: é forçada a tornar-se um judeu, ou um cristão, ou um hindu ou um maometano. Não é escolha sua. E sempre que uma pessoa é forçada sem qualquer escolha própria, você está mutilando a pessoaestá destruindo sua inteligência; você não está lhe dando uma chance de escolher, não está permitindo que ela funcione inteligentemente; você está arranjando as coisas de tal forma que ela funcionará mecanicamente. A pessoa será cristã, mas ela não erá cristã por escolha própria. E o que significa ser cristã se essa não é sua escolha? 

As poucas pessoas que seguiram Jesus, que o acompanharam, eram pessoas corajosas. Elas foram os únicos cristãos: arriscaram suas vidas, foram contra a correnteza, viveram perigosamente; estavam prontas para morrer, mas não estavam dispostas a fazer concessões. 

As poucas pessoas que acompanharam Gautama Buda eram verdadeiros budistas, mas agora existem milhões de budistas por todo o mundo, e todas elas são falsas, são "pseudo". Serão fatalmente "pseudo" — tudo é forçado sobre elas. Elas foram envolvidas em uma determinada ideologia religiosa, e foram envolvidas em uma ideologia política — dizem-lhe que são indianas, que são iranianas, que são chinesas, que são alemãs — uma determinada nacionalidade lhes é imposta. E a humanidade é uma só, a terra é uma só. Mas os políticos não gostariam que fosse uma, porque se a terra for apenas uma, os políticos com toda a sua política terão que desaparecer. Então para onde irão todos esses presidentes e primeiros-ministros? Eles só podem existir se o mundo permanecer dividido. 

A religião é uma só, mas então o que acontecerá com o papa polaco, com todos os estúpidos "shankaracharyas", com o Aiatolá Komaníaco? O que acontecerá com todas essas pessoas? Elas só podem existir se houver muitas religiões, muitas igrejas, muitos cultos, muitos credos. 

Existem trezentas religiões sobre a terra e pelo menos três mil seitas organizadas dessas religiões. Assim, obviamente, há a possibilidade de existirem muitos padres, muitos bispos, arcebispos, sumos sacerdotes, "shankaracharyas". E essa possibilidade desaparecerá. 

Eu lhes digo, a religiosidade é uma só! Nada tem a ver com qualquer Bíblia, qualquer Veda, qualquer Gita. Ela tem a ver com um coração amoroso, com um ser inteligente. Ela tem a ver com a consciência, com o estado meditativo. Mas todos os interesses do sistema sofrerão. 

Portanto, os pais que pertencem a um determinado sistema, a uma determinada nação, a uma determinada igreja, a uma determinada seita, fatalmente vão forçar suas ideias sobre os filhos

E o estranho é que os filhos são sempre mais inteligentes do que os pais, porque os pais pertencem ao passado e os filhos pertencem ao futuro. Os pais já estão condicionados, empacotados, encobertos. Seus espelhos estão cobertos por tanta poeira que já não refletem nada; eles estão cegos

Somente um cego pode ser hindu, ou muçulmano, ou jaina, ou cristão. Um homem com olhos é simplesmente religioso. Ele não vai para a igreja, ou para o templo, ou para a mesquita; ele não cultuará todo tipo de imagem estúpida. 

Quando uma criança nasce, ela é uma lousa limpa, uma "tábua rasa"; nada está escrito nela. Sua beleza é esta: o espelho está sem nenhuma poeira. Ela pode ver claramente. 

Osho
http://adultosadulteradosadulterantes.blogspot.com.br/
Marcadores

buttons=(Aceito) days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Leia Mais
Accept !
SUBIR