19 de jan de 2015

Apagão em 2015? ONS recomenda redução de energia distribuída para SP, RJ, MG, ES e DF

Posted by Semeando Paz on 19.1.15No comments

O Operador Nacional do Sistema (ONS) recomendou a redução da distribuição de energia nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo e Distrito Federal, devido aos reservatórios baixos e ao aumento no consumo. O mesmo quadro também se repetiu em Goiás e Paraná.



A Eletropaulo, distribuidora de energia em parte de São Paulo, informou em nota que cortou cerca de 700 Megawatts de energia, mas que seu centro de operações está "acompanhando a situação e monitorando o sistema integrado por meio do ONS.

Por conta disso, duas estações da Linha Amarela 4 do metrô paulista ficaram fechadas em razão da falta de energia elétrica, segundo o Consórcio Via Quatro, que administra a linha. As estações Luz e República fecharam às 15h20. As demais estações da mesma linha (Paulista, Fradique Coutinho, Faria Lima, Pinheiros, e Butantan) operavam normalmente.

A falta de energia, segundo a concessionária, ocorreu na região da Luz, no centro da capital. Segundo a Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô), as demais linhas da cidade operavam normalmente. A Linha Amarela 4 é a única concedida à iniciativa privada.

A AES Eletropaulo informou que restabeleceu a totalidade da carga de energia distribuída às 15h50. Mais cedo, a distribuidora havia comunicado que teve de cortar 700 Megawatts da energia, seguindo orientação do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

No Rio de Janeiro, a Light também informou que, a pedido do ONS, efetuou um corte seletivo de energia elétrica em vários pontos do município, principalmente nas zonas Norte e Oeste, além da Baixada Fluminense. No entanto, a empresa informou que às 16h20 o fornecimento foi normalizado. Também houve falta de energia em Niterói.

A Light disse que o alívio de carga foi uma estratégia para manter o abastecimento em serviços essenciais como hospitais, transporte de massa (metrô e trens), grandes clientes industriais e para a Companhia Estadual de Abastecimento de Água (Cedae).

A usina de Angra 1, no Rio de Janeiro, foi desligada automaticamente às 14h40, "por causa externa", segundo a administradora. Os motivos exatos que levaram ao problema, no entanto, ainda são desconhecidos.

No Distrito Federal também faltou luz na tarde desta segunda-feira. Em Goiás também houve corte de carga que afetou várias regiões, inclusive a capital. O serviço foi normalizado às 16h.

O corte seletivo de carga ocorreu dentro do denominado Esquema Regional de Alívio de Carga (Erac), sistema de proteção coordenado pelo ONS, que determina às concessionárias de energia elétrica cortes em estágios, com o objetivo de preservar o fornecimento do sistema.

fonte:http://www.jb.com.br/pais/noticias/2015/01/19/ons-recomenda-reducao-de-energia-distribuida-para-sp-rj-mg-es-e-df/ 
http://issoeofim.blogspot.com.br/
Reações:

0 comentários:

Postar um comentário