Direto ao ponto, subliminar é qualquer informação que o ser humano capta de forma inconsciente
(sem perceberem intelectualmente), mensagens ou estímulos fracos demais
para provocar uma resposta consciente. O inconsciente (sua mente abstrata, não "lógica, que é mais afetada pelo emocional)
é capaz de perceber, interpretar e guardar uma quantidade
infinitamente maior de dados que o consciente. Como exemplo, imagens
que possuem um tempo de exposição pequeno demais para serem percebidas
conscientemente, ou sons baixos demais para serem claramente
identificados. Dados que passariam despercebidos pela mente consciente
seriam na verdade interpretados e guardados por sua parte abstrata.
Exemplo de Subliminar *1 |
A maioria das pessoas confunde subliminar com simbolismos. Existe uma
enorme quantidade de material simbólico nas mídias, como filmes,
desenhos, musicas, etc. O Simbolismo é muito usado pelos ocultistas,
para expressarem suas idéias. Pode se dizer que é um mecanismo de
comunicação, troca de ideais e um modo de identificarem a si mesmos(Não
vou abordar em detalhes pois é um assunto profundo, questão para outro
tópico).
Já a persuasão subliminar seria a capacidade que uma mensagem teria de
influenciar o receptor(Você). Segundo a hipótese, toda mensagem
subliminar tem um determinado grau de persuasão, e pode vir a
influenciar tanto as vontades de uma forma imediata (fazendo por
exemplo, uma pessoa sentir vontade de beber ou comer algo), como até
mesmo a personalidade ou gostos pessoais de alguém a longo prazo
(mudando o seu comportamento, transformando uma pessoa tímida em
extrovertida por exemplo). Esse grau de persuasão deveria variar de
acordo com o tempo de exposição à mensagem, e a personalidade do
receptor.
Exemplo de SIMBOLISMO *2 |
Isso é de fato comprovado cientificamente, com inúmeros experimentos
que apresentaram fortes evidências. No entanto, até hoje, a persuasão
subliminar é pouco entendida, ou melhor, pouco entendida para as
pessoas que são afetadas por ela, porque ela é constantemente ensinada
em faculdades de Publicidade, Jornalismo, Psicologia, entre outras.
Se dizem que não é comprovado ou que não funciona, porque ensinam nas
faculdades? A resposta obvia é porque é um meio de manipulação
eficiente, e as pessoas que conhecem sua capacidade (leia-se grandes
corporações, donos das mídias de comunicação em massa e sociedades
secretas) não querem arriscar perder-lo, pois sem ela, seria muito
difícil convencer as pessoas que gastar dinheiro em besteiras é normal,
entre outras tantas crenças que nos empurram sem a gente perceber.
*1 Mensagens subliminares
sexuais são muito usadas por empresas para promover seus produtos em
propagandas ou nas próprias embalagens. O receptor associa suas emoções
sexuais com o produto em questão. E convenhamos, na nossa sociedade
sexualmente reprimida isso se torna fácil.
Quero deixar algo bem claro, isso é ciência e já está mais que comprovado a eficacia dessas mensagens inconscientes, tanto que em 2011 foi criado um projeto de lei (PL-1840/2011) para proibir o uso delas aqui no Brasil. Até agora, sem sucesso.
*2 Em relação ao
simbolismo do olho, e mais especificamente o olho preso no triangulo: O
triangulo representa a mente, que é composta pelos três fatores: "O
Observardor" e a interação entre as duas polaridades (A Dualidade). O
olho representa a consciência observadora, é um simbolo milenar usado em
várias culturas para representar "percepção".
O olho preso na piramide é uma representação da nossa consciência presa
em nossas mentes, por isso vivemos limitados na visão dualística e não
percebemos que somos UM com a existência, que na verdade, somos o "bem",
o "mal" e o "Observador"
Esse simbolismo tem sido tão distorcido e associado com os "illuminati",
que poucas pessoas compreendem seu significado hoje em dia, e
provavelmente seja uma estratégia proposital para evitar que as pessoas
reconheçam o verdadeiro sentido por trás dele, assim, evitando que elas
criem consciência do fato mais perigoso para o sistema atual, o fato de
que nós somos muito maiores do que pensamos e que não precisamos sentir
medo.
Não acho produtivo generalizar tudo como um "simbolismo illuminati", pois símbolos são potencialmente neutros, o significa é criado pela consciência de cada um, a interpretação é inevitável.
EXEMPLOS DE MENSAGENS SUBLIMINARES
A imagens abaixo são de produtos que utilizam de sugestão inconsciente
para fazer o consumidor associar o produto com a sexualidade, o que
torna mais provável o aumento de desejo de comprar, seja o que for. Por
isso, notem que as imagens são colocadas justamente nas capas dos
desenhos e quadrinhos, nos logotipos das marcas, nos rótulos das
embalagens, etc., locais que sua visão periférica percebe quando você
está andando pela loja. Nas imagens colocadas abaixo a unica exceção é o
desenho "Bernardo e Bianca", que coloquei justamente para citar que há o
uso de mensagens subliminares com imagens em movimento, que são usadas
comumente em comerciais da TV ou filmes "blockbusters" durante cenas com
quantidades excessivas de imagens ou cenas onde as imagens mudam com
rapidez, o que torna mais fácil de disfarçar o simbolo oculto.
Marca "Kappa" |
Emissora Globo |
Logo da MTV: Claramente se vê um pênis sendo representando no "V" |
Desenho "A Pequena Sereia" |
Desenho "Bernardo e Bianca" |
Desenho "O Rei Leão" |
Esse vídeo abaixo é meio fraquinho, afinal, é de um programa de TV, mas
dá pra dar uma noção básica caso tenha ficado difícil de entender pra
alguém.
Saiba como as Mensagens Subliminares agem no cérebro humano