Subliminar ou Simbolismo?

0

Direto ao ponto, subliminar é qualquer informação que o ser humano capta de forma inconsciente (sem perceberem intelectualmente), mensagens ou estímulos fracos demais para provocar uma resposta consciente. O inconsciente (sua mente abstrata, não "lógica, que é mais afetada pelo emocional) é capaz de perceber, interpretar e guardar uma quantidade infinitamente maior de dados que o consciente. Como exemplo, imagens que possuem um tempo de exposição pequeno demais para serem percebidas conscientemente, ou sons baixos demais para serem claramente identificados. Dados que passariam despercebidos pela mente consciente seriam na verdade interpretados e guardados por sua parte abstrata.

Exemplo de Subliminar *1
 A maioria das pessoas confunde subliminar com simbolismos. Existe uma enorme quantidade de material simbólico nas mídias, como filmes, desenhos, musicas, etc. O Simbolismo é muito usado pelos ocultistas, para expressarem suas idéias. Pode se dizer que é um mecanismo de comunicação, troca de ideais e um modo de identificarem a si mesmos(Não vou abordar em detalhes pois é um assunto profundo, questão para outro tópico).

Já a persuasão subliminar seria a capacidade que uma mensagem teria de influenciar o receptor(Você). Segundo a hipótese, toda mensagem subliminar tem um determinado grau de persuasão, e pode vir a influenciar tanto as vontades de uma forma imediata (fazendo por exemplo, uma pessoa sentir vontade de beber ou comer algo), como até mesmo a personalidade ou gostos pessoais de alguém a longo prazo (mudando o seu comportamento, transformando uma pessoa tímida em extrovertida por exemplo). Esse grau de persuasão deveria variar de acordo com o tempo de exposição à mensagem, e a personalidade do receptor.

Exemplo de SIMBOLISMO *2
Isso é de fato comprovado cientificamente, com inúmeros experimentos que apresentaram fortes evidências. No entanto, até hoje, a persuasão subliminar é pouco entendida, ou melhor, pouco entendida para as pessoas que são afetadas por ela, porque ela é constantemente ensinada em faculdades de Publicidade, Jornalismo, Psicologia, entre outras.

Se dizem que não é comprovado ou que não funciona, porque ensinam nas faculdades? A resposta obvia é porque é um meio de manipulação eficiente, e as pessoas que conhecem sua capacidade (leia-se grandes corporações, donos das mídias de comunicação em massa e sociedades secretas) não querem arriscar perder-lo, pois sem ela, seria muito difícil convencer as pessoas que gastar dinheiro em besteiras é normal, entre outras tantas crenças que nos empurram sem a gente perceber.

*1 Mensagens subliminares sexuais são muito usadas por empresas para promover seus produtos em propagandas ou nas próprias embalagens. O receptor associa suas emoções sexuais com o produto em questão. E convenhamos, na nossa sociedade sexualmente reprimida isso se torna fácil.
Quero deixar algo bem claro, isso é ciência e já está mais que comprovado a eficacia dessas mensagens inconscientes, tanto que em 2011 foi criado um projeto de lei (PL-1840/2011) para proibir o uso delas aqui no Brasil. Até agora, sem sucesso.

 *2 Em relação ao simbolismo do olho, e mais especificamente o olho preso no triangulo: O triangulo representa a mente, que é composta pelos três fatores: "O Observardor" e a interação entre as duas polaridades (A Dualidade). O olho representa a consciência observadora, é um simbolo milenar usado em várias culturas para representar "percepção".
O olho preso na piramide é uma representação da nossa consciência presa em nossas mentes, por isso vivemos limitados na visão dualística e não percebemos que somos UM com a existência, que na verdade, somos o "bem", o "mal" e o "Observador"

Esse simbolismo tem sido tão distorcido e associado com os "illuminati", que poucas pessoas compreendem seu significado hoje em dia, e provavelmente seja uma estratégia proposital para evitar que as pessoas reconheçam o verdadeiro sentido por trás dele, assim, evitando que elas criem consciência do fato mais perigoso para o sistema atual, o fato de que nós somos muito maiores do que pensamos e que não precisamos sentir medo.

Não acho produtivo generalizar tudo como um "simbolismo illuminati", pois símbolos são potencialmente neutros, o significa é criado pela consciência de cada um, a interpretação é inevitável.
EXEMPLOS DE MENSAGENS SUBLIMINARES
A imagens abaixo são de produtos que utilizam de sugestão inconsciente para fazer o consumidor associar o produto com a sexualidade, o que torna mais provável o aumento de desejo de comprar, seja o que for. Por isso, notem que as imagens são colocadas justamente nas capas dos desenhos e quadrinhos, nos logotipos das marcas, nos rótulos das embalagens, etc., locais que sua visão periférica percebe quando você está andando pela loja. Nas imagens colocadas abaixo a unica exceção é o desenho "Bernardo e Bianca", que coloquei justamente para citar que há o uso de mensagens subliminares com imagens em movimento, que são usadas comumente em comerciais da TV ou filmes "blockbusters" durante cenas com quantidades excessivas de imagens ou cenas onde as imagens mudam com rapidez, o que torna mais fácil de disfarçar o simbolo oculto.
Marca "Kappa"

Emissora Globo

Logo da MTV: Claramente se vê um pênis sendo representando no "V"


Desenho "A Pequena Sereia"

Desenho "Bernardo e Bianca"

Desenho "O Rei Leão"


Esse vídeo abaixo é meio fraquinho, afinal, é de um programa de TV, mas dá pra dar uma noção básica caso tenha ficado difícil de entender pra alguém.
Saiba como as Mensagens Subliminares agem no cérebro humano

buttons=(Aceito) days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Leia Mais
Accept !
SUBIR