Como economizar instalando arejador na torneira

0

A maior parte das torneiras disponíveis no mercado já é vendida com o arejador, mas caso a sua torneira não tenha o equipamento, é possível encontrar diversos modelos a preços que variam de R$ 3,90 a R$ 39,90. O levantamento foi feito em três redes que vendem o produto na cidade de São Paulo.

A instalação também é simples, segundo especialistas ouvidos pelo G1. Basta rosquear o arejador nos bicos das torneiras, mas os produtos devem ser da mesma marca ou compatíveis para não ocorrer vazamentos.



Além do redutor de vazão, há outra peça simples que pode ser instalada na torneira para economizar e manter o conforto na hora do uso. Chamado de “arejador”, ela tem a função de misturar ar à água, diminuindo o fluxo, mas mantendo a sensação de volume e direcionando o jato. Por isso, quanto maior a pressão, maior a economia, que varia entre 50% e 80%, segundo fabricantes.

Uma torneira de pia, por exemplo, com vazão de 13,8 litros por minuto, reduz o consumo para 6 litros/minuto com a instalação de um arejador (economia de 57%), de acordo com a Sabesp. Isso significa que 39 litros são economizados em cinco minutos de lavagem de louça. O ideal recomendado pela Organização das Nações Unidas (ONU), por habitante, são 110 litros por dia.

Se a pressão for maior, no caso de uma torneira que consome 25,2 litros/minuto, a economia chega a 19,2 litros. Ou seja, 96 litros de água deixam de ser desperdiçados em cinco minutos de lavagem de louça.


A diferença do arejador para o restritor é que o segundo só reduz a vazão, de acordo com a peça instalada, e é colocado na entrada de água da torneira.

Deixe sua dica de economia nos comentários ou envie através do VC no G1.

http://g1.globo.com/sao-paulo/blog/como-economizar-agua/1.html




buttons=(Aceito) days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Leia Mais
Accept !
SUBIR