Tribunal deu sinal verde à NSA para espionar 193 países

0

Imagem: Divulgação/NSA
Washington - O Tribunal especial dos EUA para a Vigilância de Inteligência Estrangeira deu sinal verde à Agência de Segurança Nacional (NSA) para espionar 193 países, segundo documentos citados nesta terça-feira pelo jornal "The Washington Post".


"Virtualmente nenhum país está fora do alcance da Agência de Segurança Nacional, que recebeu autorização para interceptar informação sobre todos com a exceção de quatro", diz o jornal em seu site.

Os quatro países com os quais os EUA tem acordos de não espionagem são Grã-Bretanha, Canadá, Austrália e Nova Zelândia.

Os documentos altamente confidenciais citados pelo jornal fazem parte da informação filtrada pelo ex-analista de inteligência Edward Snowden, indicou "The Washington Post".

A autorização legal outorgada pelo tribunal, que supervisiona solicitações de vigilância contra supostos agentes de inteligência estrangeiros dentro dos EUA pelas agências de segurança federais, data de 2010.

Imagem: Divulgação/NSA
Nela, também se autoriza à NSA a obter informação de inteligência de organismos como o Banco Mundial, o Fundo Monetário Internacional e a União Europeia.

O "The Washington Post" destaca que a permissão obtida pela NSA não quer dizer que a agência esteja espionando todos os países e entidades mencionadas.


EFE via Exame
Editado por Folha Política

buttons=(Aceito) days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Leia Mais
Accept !
SUBIR