Japão se prepara para tufão devastador Segundo a Agência Meteorológica, trata-se de um dos piores fenômenos climáticos da história recente do país ..

0

JAPÃO

 
MASAMICHI MAEDA/ALTERNATIVA

Tóquio - O tufão número 8, chamado Neoguri (ノグリー), foi classificado pela Agência Meteorológica do Japão como um dos mais fortes da história recente do país. O fenômeno climático está cada vez mais intenso e pode chegar ao nível "devastador" (mouretsuna, 猛烈な) nesta terça-feira, quando se aproximar de Okinawa.

A gravidade do tufão fez a Agência Meteorológica convocar uma coletiva de imprensa de emergência na manhã desta segunda-feira para divulgar a possível emissão de um alerta especial à noite. Segundo o órgão, ventos fortes e chuvas intensas estão previstos para os próximos dias em praticamente todo o Japão.

Atualmente, segundo um boletim divulgado às 9h45, o tufão se desloca no sentido noroeste, para o sul de Okinawa, a uma velocidade 20 quilômetros por hora. Há ventos sustentados de até 180 km/h (50 m/s), com picos de até 252 km/h (70 m/s).

Nesta terça-feira, segundo a Agência Meteorológica, o tufão pode atingir o nível de "devastador" e adquirir ainda mais força, chegando a ter ventos sustentados de até 198 km/h (55 m/s), com picos de até 270 km/h (75 m/s).


CLASSIFICAÇÃO DOS TUFÕES

Força
A força do tufão é medida conforme a intensidade dos ventos. Pode ser classificada como:
Forte (tsuyoi, 強い) - ventos entre 33 e 43 metros por segundo
Muito forte (hijounitsuyoi, 非常に強い) - ventos entre 44 e 53 metros por segundo
Devastador (mouretsuna, 猛烈な) - ventos cima de 54 metros por segundo

Tamanho
Conforme a área total que o tufão atinge (com velocidade média acima de 15m/s), pode ser classificado como:
Grande (oogata, 大型) - entre 500 e 800 quilômetros
Muito grande (chou-oogata, 超大型) - acima de 800 quilômetros

AVISOS PARA PROCURAR ABRIGO

Em caso de calamidade, as autoridades podem emitir alertas para que os moradores procurem abrigo. Mesmo que não for dado nenhum alerta de refúgio, mas perceber que a situação é de risco, é muito importante tomar uma decisão própria com antecedência.

Hinan junbi jouhou (避難準備情報) - informe para se preparar para um possível refúgio) Para portadores de necessidades especiais, idosos, crianças pequenas, entre outras pessoas que levem mais tempo para se refugiar. Este alerta serve para dar início a essa ação.

Hinan kankoku (避難勧告) - aviso para se refugiar
Este alerta é dado quando é constatado um aumento na possibilidade de danos aos moradores. Pessoas que não tenham dificuldades para se refugiar também devem dar início a essa ação.

Hinan shiji (避難指示) - ordem para se refugiar
Este alerta é dado quando é constatado um alto risco de danos aos moradores. É uma ordem severa de refúgio e deve ser obedecida.

Foto: Agência Meteorológica do Japão
Mapa mostra localização do tufão número 8, ao sul do Japão, e o possível trajeto nos próximos dias

http://www.alternativa.co.jp

buttons=(Aceito) days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Leia Mais
Accept !
SUBIR