Novo teste de respiração, tão eficaz quanto raios-X, pode detectar câncer de mama em apenas 10 minutos

0





Os cientistas desenvolveram um teste de respiração para verificar se há câncer de mama.

A investigação mostra que o kit é tão preciso como raios-X rotineiramente utilizados em hospitais. Demora menos de dez minutos para detectar a doença e seus fabricantes dizem que pode reduzir a necessidade de mamografias desconfortáveis.

Ao tirar o constrangimento do procedimento, ele também pode levar a maior quantidade de consultas de mulheres e salvar mais vidas.

O câncer de mama é a segunda maior causa de morte por câncer entre as mulheres depois do câncer de pulmão, alegando quase 1.000 mortes por mês. No entanto, o número de mulheres que fazem mamografias trienais está caindo, em meio a preocupações de que os raios-X não conseguem distinguir os cancros perigosos.

O kit BreathLink foi desenvolvido por uma empresa dos EUA e já está à venda na Europa. Tudo começa com uma mulher respirando por dois minutos em um bafômetro. O ar é colocado para dentro de uma máquina, que analisa os níveis de produtos químicos. Os resultados vão para o computador, que determina se o padrão químico é um sinal de câncer de mama.

Michael Phillips, professor de medicina na New York Medical College, e uma das mentes por trás do teste de respiração, disse: "Nós sabemos que, com o kit, se você conseguir um resultado negativo no teste de mama, há uma probabilidade de 99,9% de chance de realmente não ter câncer, praticamente sem falsos diagnósticos. Eventualmente, o médico e a paciente podem decidir se ela precisa ou não passar pela mamografia. Isso significa que a grande maioria das mulheres não precisará se submeter ao trauma desse tipo de exame.”.

No entanto, o Dr. Phillips salienta que estudos maiores são necessários antes do seu equipamento se tornar a primeira escolha para o rastreio do câncer da mama. Ele acrescentou: "Estou otimista de que, nos próximos anos, as pessoas vão começar a olhar para o teste de respiração como um teste global.”. 
http://jornalciencia.com

buttons=(Aceito) days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Leia Mais
Accept !
SUBIR