18 de abr de 2014

Por que o voto é obrigatório?

Posted by Semeando Paz on 18.4.14No comments

Por que o voto é obrigatório?
Somos bombardeados com a ideia de que vivemos em uma democracia, temos liberdade de escolha e, sendo assim, temos liberdade também política para votarmos e escolher as pessoas que nos governarão politicamente. Mas se somos mesmo livres, por que o voto é obrigatório? Por que podemos até ser punidos caso nos abstenhamos da votação?
Em primeiro lugar, como vivemos em uma “democracia”, é necessário que se tenha uma ilusão de que somos participantes ativos do processo político do país. É bem provável que com a não necessidade da votação, a participação do processo eleitoral caia, e assim se torne mais difícil mascarar nosso processo político, ou continuar afirmando que vivemos em uma democracia. No Chile, por exemplo, a primeira eleição feita após o fim do voto obrigatório levou às urnas pouco mais de 40% da população chilena, isso é, quase 60% da população se absteve de votar, um real alerta sobre a validade da “democracia” política. É claramente um aviso sobre a sensação de perda de representatividade da população, e acima de tudo, um cansaço com a velha e trucidada política.
10153206_703205716396446_2063470076_n
No Brasil, mais importante que tentar mascarar esse processo político fajuto, há claramente uma tentativa de utilização de uma massa de manobra para fins políticos. A importância que se dá para que todos votem, mesmo quem não mora perto de uma cidade, ou vive em um local com difícil acesso é tanta que supera a mesma vontade para se levar educação à essas mesmas pessoas.
Percebe-se que a obrigatoriedade do voto não está, portanto, na tentativa de se fazer com que a população participe do processo político do país, ao contrário, há uma clara tentativa de criar uma ilusão de participação, onde se vê uma participação quase nula.
Temos que ter em mente que o real processo democrático passa muito longe das urnas. Está nas ruas, nas mobilizações, e nas reivindicações por melhorias da qualidade de vida e da autonomia política, em qualquer lugar do país e do mundo. A real política se faz com luta e mobilização popular.
Organizamo-nos!!  Lutemos!!

http://www.anarquista.net/por-que-o-voto-e-obrigatorio/
Reações:

0 comentários:

Postar um comentário