20 de mar de 2014

Otan: ação russa é a ameaça 'mais grave' desde a Guerra Fria

Segundo o secretário geral da organização, a reintegração da Crimeia à Rússia põe em risco a estabilidades e a segurança da Europa; EUA pediram diálogo.
 
 
 Anders Fogh Rasmussen voltou a condenar, nesta quarta-feira, a ação russa de anexar a Crimeia Foto: Reuters
O secretário-geral da Otan, Anders Fogh Rasmussen, considerou nesta quarta-feira que a incorporação da Crimeia por parte da Rússia constitui a ameaça "mais grave" para a estabilidade da Europa desde a Guerra Fria.
"Vivemos outras crises na Europa nos últimos anos: os Bálcãs nos anos 90, a Geórgia em 2008. Mas esta é a ameaça mais grave à segurança e à estabilidade da Europa desde o fim da Guerra Fria", ressaltou Anders Fogh Rasmussen no documento de um discurso que deve pronunciar nesta quarta em Washington.
Entenda a disputa pela Crimeia
Uma proposta de diálogo
Os Estados Unidos pediram nesta quarta-feira que a Rússia inicie um diálogo com a Ucrânia sobre as bases militares na Crimeia e responsabilizou Moscou por qualquer incidente provocado por suas tropas ou aliados.
"O esforço contínuo das forças russas para tomar instalações militares ucranianas está provocando uma situação perigosa", ressaltou o porta-voz da Casa Branca, Jay Carney.
"Condenamos essas ações. A Rússia deve iniciar imediatamente negociações com o governo ucraniano para garantir a segurança das forças ucranianas na região da Crimeia", acrescentou.
Forças pró-russas ocuparam nesta quarta-feira a sede da Marinha ucraniana na cidade de Sebastopol e uma base naval no oeste da Crimeia, consolidando o controle da Rússia sobre a península, apesar das ameaças de novas sanções ocidentais.
Cerca de 50 militares ucranianos abandonaram a base, sob supervisão de grupos armados pró-Rússia, enquanto partidários da anexação da Crimeia hastearam a bandeira russa.

FONTE:
AFP AFP - Todos os direitos reservados. Está proibido todo tipo de reprodução sem autorização.
VIA: http://noticias.terra.com.br/mundo/estados-unidos/otan-acao-russa-e-a-ameaca-mais-grave-desde-a-guerra-fria,6f338c72d36d4410VgnCLD2000000ec6eb0aRCRD.html 
http://illuminatielitemaldita.blogspot.com.br
Reações:

0 comentários:

Postar um comentário