Família fazia colheita em sítio quando foi surpreendida.
Segundo agrônomo, doença 'Carvão do Milho' é comum em plantações.
Morador se assustou com anomalia no milho.
(Foto: Kennedy Oliveira Silva/VC no G1)
Um morador de São José dos Campos (SP) tomou um susto na última
terça-feira (4) enquanto fazia a colheita de milho na chácara da
família, que fica na zona rural da cidade. Uma das espigas estava com um
aspecto estranho, o que fez com que o cozinheiro Kennedy Oliveira
Silva, de 32 anos, e o pai parassem de retirar o milho. Kennedy tirou
fotos da espiga com a anomalia e enviou ao VC no G1.(Foto: Kennedy Oliveira Silva/VC no G1)
Segundo Oliveira, além do milho, a família cultiva couve, manjericão e pimenta no sítio, que fica no bairro dos Freitas, na região norte. "Plantamos por hobby e essa era nossa primeira safra. Estávamos colhendo os 15 pés de milho para renovar a plantação quando meu pai encontrou esse diferente. Levamos um susto e nem colhemos o resto. Agora ele está lá fora, nem vamos trazer para dentro de casa. Pesquisamos na internet e achamos apenas um relato desse 'milho mutante'. Não sabemos o que é isso", afirmou Kennedy, por telefone, ao G1.
O cozinheiro diz ainda que não vai comer os milhos e credita a anomalia a algo 'sobrenatural'. "Dias após plantar o milho, em dezembro do ano passado, vi um vulto passar pela plantação durante uma noite e contei para pessoas próximas. Todos riram de mim e agora o milho prova que estava falando a verdade", brincou.
Nota da Redação: O G1 mostrou as fotos para o Professor Doutor Paulo Fortes Neto, engenheiro agrônomo e que integra o Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais do Departamento de Ciências Agrárias da Universidade de Taubaté (Unitau).
Ele assegurou que esse problema na espiga é comum de ocorrer nas plantações de milho. "Na verdade este sintoma no grão é tipico da doença conhecida como 'Carvão do Milho' e é causado pelo fungo Ustilago maydis. O fungo se instala no interior da espiga e depois produz uma massa utilizando todo o amido do grão, se ele cortar o grão o seu interior irá apresentar uma massa negra que lembra o aspecto do carvão", explicou Fortes.
Ainda de acordo com o professor, fatores como a estiagem que atingiu a região nos últimos meses e o tipo de milho usado na plantação também podem influenciar para que espigas com deformidades apareçam no momento da colheita.
http://g1.globo.com