6 de dez de 2013

Procon-RJ autua supermercado Extra por carne fora da validade que seria moída para venda



Extra_Barra_4_b_1386279849.52.jpg

A Secretaria de Estado de Proteção e Defesa do Consumidor (Seprocon), por meio do Procon-RJ, fiscalizou nesta quinta-feira, 05 de dezembro, filiais da rede de atacado Assaí e do supermercado Extra. As fiscalizações ocorreram no Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, Nilópolis e Alcântara em mais uma ação da Operação Ho!, Ho!, Ho! O principal problema foi detectado na filial do Supermercado Extra da Barra da Tijuca, onde os fiscais encontraram 43kg de carne sem o prazo de validade, com a coloração esverdeada e pronta para ser moída e colocada à venda.

A carne com aspecto de estragada foi encontrada pelos fiscais no Extra da Barra da Tijuca ao lado da máquina de moer, a mesma que preparou os 107Kg de carne moída recolhidos no estoque e no refrigerador já expostos para serem vendidos. De acordo com o Decreto Estadual 6538/83, a carne só pode ser moída na hora da compra e na presença do consumidor. Na filial do Extra de Vicente de Carvalho, os agentes encontraram 46kg de carne vencida.

“Essa é uma queda de braço que estamos tendo com supermercados que insistem em vender carne moída e fraudada. Casos como este mostram por que a lei que proíbe a venda de carne previamente moída existe e precisa ser cumprida. As multas serão dobradas para os estabelecimentos que forem pegos cometendo essa irregularidade mais de uma vez”, declarou a secretária de Estado de Proteção e Defesa do Consumidor, Cidinha Campos.

Foram vistoriadas, ao todo, quatro filiais da rede atacadista Assaí e três filiais da rede de supermercado Extra. Somente duas da rede Assaí (Niterói e Nilópolis) não apresentaram irregularidades. Todas as outras foram autuadas e serão multadas. Ao todo, os fiscais recolheram e descartaram 223kg e 200g de vencidos ou que não apresentavam data de validade.

Balanço da Operação “Ho, Ho, Ho!”:

1 – Assaí (São Gonçalo): 4kg e 800g de linguiça Sadia sem especificação;

2 – Extra (Barra): 107kg de carne moída em estoque e 43kg de carne sem informação e com aspecto ruim prontos para serem moídos;

3 – Assaí (Nova Iguaçu): 1kg e 400g de costela sem osso e 2kg e 900g de lagarto recheado vencidos, além de 6kg e 200g de bacon e 4kg e 900g de linguiça sem informação;

4 – Assaí (Niterói): OK;

5 – Assaí (Nilópolis): OK;

6 – Extra (Vicente de Carvalho): 46kg de carne vencidos;

7 – Extra (Largo do Bicão): 7kg de amêndoas sem casca vencidos.
 
http://www.procon.rj.gov.br
Reações:

0 comentários:

Postar um comentário