OMS: 14 milhões de pessoas têm cancer no mundo

0

Câncer de mama | Crédito: PA
Segundo OMS, câncer de mama já é o tipo mais comum de câncer em mulheres em 140 países
O número de pessoas diagnosticadas com câncer no mundo somou mais de 14 milhões no ano passado, informou a Organização Mundial de Saúde (OMS).
Os dados revelam um aumento acentuado em relação a 2008, quando 12,7 milhões foram registrados.
Nesse período, o número de mortes também cresceu, de 7,6 milhões para 8,2 milhões.
Segundo a OMS, a maior incidência do câncer vem sendo impulsionada por uma rápida mudança no estilo de vida dos países em desenvolvimento, que cada vez mais se assemelha ao dos países industrializados.
Também contribuíram para uma elevação do número de casos o aumento nas taxas de tabagismo e de obesidade, bem como o crescimento da expectativa de vida.
O câncer de pulmão, que é causado principalmente pelo fumo, foi o tipo de câncer mais comum no mundo, com 1,8 milhões de casos - cerca de 13% do total.

Câncer de mama

A OMS também chamou atenção para um "forte aumento" nos casos de câncer de mama. Tanto a incidência e mortalidade da doença vêm aumentado desde 2008.
Segundo a entidade, o câncer de mama já é o tipo mais comum de câncer em mulheres em 140 países.
Para David Forman, da Agência Internacional para Pesquisa sobre Câncer da OMS, "o câncer de mama é também a principal causa de morte por câncer nos países menos desenvolvidos do mundo .
"Isto deve-se, em parte, a uma mudança no estilo de vida dessa população. Além disso, os avanços clínicos para combater essa doença não atingem as mulheres que vivem nessas regiões."
A OMS destacou ainda a "necessidade urgente" para os avanços na detecção, diagnóstico e tratamento de câncer de mama a serem implementados em países em desenvolvimento.
A entidade prevê que o número de casos de câncer vai subir para mais de 19 milhões por ano até 2025.

http://www.bbc.co.uk

buttons=(Aceito) days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Leia Mais
Accept !
SUBIR