18 de out de 2013

Fukushima AUMENTA O NÍVEL DE RADIAÇÃO EM FUKUSHIMA: TUFÃO WIPHA PROVOCOU MAIS VAZAMENTO DE ELEMENTOS RADIOATIVOS!


A operadora da central nuclear de Fukushima informou na madrugada desta quinta-feira que recolheu água radioativa de um canal que conduz ao mar, em um incidente provocado, provavelmente, pelas fortes chuvas do tufão Wipha.
Níveis de entre 1.400 e 2.300 becquerels/litro de radiação beta (provocada especialmente por estrôncio 90) foram descobertos na água deste canal que liga uma zona do lado da morro onde estão instalados depósitos de água radioativa ao oceano Pacífico.
O nível de 1.400 becquerels/litro foi detectado a cerca de 150 metros do mar, e os índices mais elevados, de 2.000 e 2.300 becquerels/litro, em dois pontos mais acima.
“Pensamos que devido ao tufão, a chuva arrastou com ela terra contaminada para o canal”, o que elevou a radioatividade, explicou a Tokyo Electric Power (Tepco), que opera o complexo.
“Vamos proceder com a limpeza”, destacou a companhia, que irá verificar os eventuais efeitos no mar da água radioativa acumulada devido ao acidente nuclear ocorrido em 2011.
Extremamente altos níveis de radiação foram registrados na água do túnel de drenagem que sai do mar no território acidentado da usina Fukushima-1, informa Itar-Tass.
Reações:

0 comentários:

Postar um comentário