22 de out de 2013

Bicarbonato - Utilidades que você nem Imagina.


Pessoal, no momento estou traduzindo um longo artigo sobre o Bicarbonato de Sódio, muitíssimo interessante, com variadíssimas aplicações práticas, além da saúde. Mas deixo desde já esse post aqui, que será acrescido das demais informações assim que estiverem traduzidas.

[Imagem: bicarbonato.jpeg]


Se existe um produtos excepcional que não devemos deixar de usar para os mais diversos fins é o bicarbonato.

Muitas são as aplicações do bicarbonato, algumas mais conhecidas já outras podem causar surpresa a quem ler esta postagem.

Então contarei um pouco da minha visão, aprendizado e experiência com o bicarbonato, e em seguida colocarei links de varias boas postagens.

Combatendo a acidez orgânica

Aprendi com a macrobiótica que a acidez orgânica é o motivo do desequilíbrio ING- YANG dos organismos, e que uma alimentação adequada pode promover esse equilibrio, mas uma alimentação desequilibrada aumentará a acidez orgânica, gerando o ambiente ideal para o desenvolvimento de doenças.

Para entender um pouco mais sobre a acidez orgânica é importante entender o que são alimentos biocidas, para isso destaco:

Fonte:
http://www.stum.com.br/conteudo/conteudo.asp?id=3548

Em síntese, a qualidade de vida de uma célula está diretamente relacionada ao pH do sangue que a irriga continuamente.
Reforçando: o sangue, o líquido no qual a célula está mergulhada, tem de ser mantido constantemente com o pH ideal: entre 7,36 – 7,42.

Qualquer diminuição no pH do sangue, que é a situação mais comum em nossa sociedade, irá refletir-se na desvitalização das células, ou seja, células com vida mais curta e, necessariamente, envelhecidas.

A causa mais típica desta situação metabólica é a ingestão freqüente de alimentos que acidificam rapidamente o sangue: açúcar branco, farinha branca, carnes (principalmente a vermelha e a de suínos), frituras, alimentos "aditivados" pelo progresso industrial, alimentos instantâneos, congelados ou excessivamente cozidos, bebidas gasosas, etc. Enfim, tudo aquilo que conhecemos como alimentos de natureza biocida (bio = vida + cida = mata), ou seja, alimentos que matam a vida.

Estes alimentos são os grandes protagonistas para acelerar o processo de envelhecimento, a baixa vitalidade e produtividade, os desequilíbrios emocionais e, finalmente, as doenças.

Pelo tempo que esse ciclo vicioso (maus hábitos alimentares) durar, o organismo irá manter-se sob padrões de degeneração orgânica contínua, e a chegada da doença será inevitável.

Vejam que não é recomendável que as pessoas adotem qualquer alimentação e passem a tomar enormes doses de chá verde e bicarbonato, que aumentam a alcalinidade do organismo. mas a ingestão adequada dessas substâncias para pessoas com alimentação desrregrada acaba minimizando um pouco a degradação de sua saúde.

Pessoas que ingerem com frequência alimentos biocidas, precisam mudar os hábitos, mas principalmente precisam começar a entender um pouco da química orgânica dos nossos corpos.

Nos momentos de crise o bicarbonato é excepcional para combater a acidez. Mas pode também ser tomado como preventivo, em doses moderadas e nunca associado com leite ou derivados. Sobre isso destaco a fonte:

 http://medicinasnaturais.blogspot.com/20...onato.html

Não usar juntamente com dieta láctea (a base de leite) devido a possibilidade de ocorrência de síndrome alcalino-láctea. (Fonte: Resolução-RDC N° 199, de 26 de outubro de 2006 - ANVISA)

Então a ingestão moderada do bicarbonato de sódio pode em muito ajudar no cambate da acidez orgânica, inclusive no combate de gastrites, hernia de iato, refluxo e outras doenças da acidez.

No entanto como todas as substância convém atentar para algumas poucas contra contra indicações apontadas

Ainda como problemas com origem na acidez temos pessoas que sofrem há muito tempo de complicações do estômago, elas vivem tratando os efeitos, mas não as causas, e para isso o bicarbonato pode colaborar significativamente.

Outros problemas como candidíase, aftas e até micoses podem ter no bicarbonado um excelente coadjuvante para o tratamentos, mas nunca esquecendo de avaliar as causas dos problemas instalados. Com frequência a causa dos problemas de acidez reside nos maus hábitos alimentares.

Use bicarbonato nos sapatos

Bicarbonato é excelente para ser usado nos sapatos, tênis, e chinelos. Os conhecidos problemas são rapidamente eliminados se desenvolvermos o costume de sempre colocar um pouco de bicarbonado principalmente calçados. Isso melhorará a situação do próprio também evitará problemas como micoses, frieiras, e odor desagradável, ou popular chulé!

Bicarbonato para lavar saladas

Na lavagem de saladas o bicarbonato é o único produto que chega a eliminar os agrotóxicos

Veja mais em:
http://fantastico.globo.com/Jornalismo/F...05,00.html

Por isso, é muito recomendável que substituamos produtos à base de cloro ou o vinagre pelo bicarbonato na lavagem de saladas.

O Bicarbonato e o câncer

Um certo médico chegou a atribuir a cura do câncer com o bicarbonato de sódio. Isso gerou uma polêmica imensa. Não pretendo nem sou apto a discutir isso. No entanto, não tenho dúvidas que na prevenção e como elemento auxiliar, nunca substituindo tratamentos médicos, o bicarbonato pode auxiliar no combate e principalmente prevenção do câncer, que é uma doença cuja acidez orgânica pode para o desenvolvimento da mesma, e o uso moderado, frequente e em doses adequadas do bicarbonato pode contribuir.

Recentemente, lí sobre estudo que mostra evidência científica que mostra que o PH orgânico menos acido pode auxiliar na melhoria de tumores cancerosos. Vejam:
http://scienceblogs.com.br/rnam/2009/07/..._funciona/ . E o bicarbonato, assim como chá verde e uma alimentação saudável podem em muito para o combate à acidez orgância e consequente combate e prevenção do câncer.

Outras aplicações:

Muitas outras aplicações para o bicarbonato ainda existem, sendo muitas na área da saúde, como agente de limpeza e desinfecção e muitas outras aplicações.

Vejam os links abaixo:


http://medicinasnaturais.blogspot.com/20...onato.html
http://www.hoshi.com.br/content/view/174/65/

Fonte: Fórum Anti Nova Ordem Mundial
http://midiaglobalista.blogspot.com.br 
Reações:

0 comentários:

Postar um comentário