Justiça permite que menina transgênero use banheiro feminino em escola

0

 
O Estado do Colorado (EUA) reconheceu o direito de Coy Mathis, de seis anos e do sexo masculino, mas que se sente e se veste como menina, de usar o banheiro feminino de sua escola, informou nesta segunda-feira a imprensa americana.
Menina transgênero é proibida de usar banheiro feminino nos EUA
Ao passar da creche ao primeiro ano do ensino fundamental, a escola Eagleside Elementary considerou que Coy deveria deixar de usar o banheiro para meninas e começar a usar exclusivamente o destinado aos meninos, decisão que seus pais não aceitaram, fazendo-os recorrer à Divisão de Direitos Civis do Colorado, do governo do Estado.

Brennan Linsley/Associated Press
Coy Mathis, 6, brinca com a irmã Auri, 2, em casa; ela foi proibida de entrar no banheiro feminino na escola nos EUA
Coy Mathis, 6, brinca com a irmã Auri, 2, em casa; ela foi proibida de entrar no banheiro feminino na escola nos EUA
O Estado justificou sua decisão alegando que, segundo sua opinião, proibir Coy de usar os banheiros femininos --uma decisão da escola respaldada pelo distrito escolar-- "cria um entorno hostil tanto objetiva como subjetivamente, assim como intimidatório e ofensivo".
Esta é a primeira vez que uma decisão desse tipo é tomada nos EUA em relação aos estudantes transgêneros, o que foi comemorado pelo Fundo de Defesa Legal e Educação Transgênero.
Durante os últimos meses, Coy Mathis --cujo passaporte e documento de identificação estadual a identifica como do sexo feminino-- não foi à escola e estudou em casa.
"Estamos entusiasmados que Coy possa retornar à escola e ter os mesmos direitos do resto das meninas. Estamos extremamente contentes que vá ser tratada com igualdade e agradecemos a conclusão à qual chegou a Divisão de Direitos Civis", afirmou Kathryn Mathis, mãe da criança.

http://www1.folha.uol.com.br

buttons=(Aceito) days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Leia Mais
Accept !
SUBIR