Brasília -
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou hoje (18)
que aguarda informações sobre a verdadeira extensão do problema
registrado pela empresa Unilever Brasil Industrial com produtos da marca
Ades. Resolução do órgão publicada hoje no Diário Oficial da União
suspendeu a fabricação, a distribuição, a comercialização e o consumo,
em todo o território nacional, de todos os lotes de produtos Ades da
linha de produção TBA3G, na fábrica da empresa em Pouso Alegre (MG).
A medida engloba todos os sabores do produto. Na semana passada, a
fabricante informou que havia identificado uma falha no processo de
higienização das máquinas dessa linha de produção, o que resultou no
envasamento de embalagens com solução de limpeza em um lote do produto
com sabor maçã. Por meio de nota, a Anvisa explicou que a suspensão foi
tomada por precaução e para proteger a saúde da população brasileira.
Segundo o órgão, está programada para hoje uma inspeção sanitária
feita por autoridades estaduais e municipais na fábrica em questão.
Serão verificadas as condições sanitárias de produção e também se a
falha identificada pela empresa foi solucionada. “Caso seja verificado
que o problema tenha, de fato, sido solucionado e que não atingiu outros
lotes e sabores, os produtos poderão ser, novamente, liberados pela
Anvisa”, informa a agência reguladora.
O consumidor que comprou os produtos não deve consumi-los, orienta a
Anvisa. Em casos de queimaduras ou outros sintomas, a recomendação é que
a pessoa procure imediatamente atendimento médico. Para troca o produto
ou receber o reembolso, o consumidor deve entrar em contato com o
fabricante. A solicitação pode ser feita gratuitamente pelo SAC no 0800
707 0044, das 8h às 20h, ou pelo e-mail sac@ades.com.br. Em casos de
dúvidas, a Anvisa dispõe de uma Central de Atendimento, pelo telefone
0800 642 9782.
A empresa se manifestou sobre o assunto por meio de uma nota oficial em seu site. Confira o texto abaixo na íntegra.
Na
segunda-feira, dia 18/3/2013, a ANVISA publicou a Resolução RE 1005, em
que decidiu, de forma preventiva, suspender a produção de novas
unidades de AdeS na linha TBA3G, uma das 11 linhas de fabricação de
AdeS. A ANVISA também suspendeu a distribuição, a comercialização e o
consumo de todos os lotes fabricados nessa linha, TBA3G, identificados
com as iniciais AG.
A Unilever informa que:
(i)
O problema de qualidade, já informado ao público em 13/3/2013,
limita-se a 96 unidades de AdeS sabor maçã, 1,5 litro, lote AGB25,
produzidas na linha TBA3G na fábrica de Pouso Alegre;
(ii) Desde o dia 13/3/2013, nenhum produto fabricado na linha TBA3G foi distribuído ao mercado. A linha encontra-se inativa;
(iii) Já identificou a causa do problema de qualidade e implementou as medidas corretivas correspondentes;
(iv)
Já iniciou o cumprimento das determinações da ANVISA publicadas na
segunda-feira,dia 18/3/2013, incluindo a retirada do mercado das
unidades produzidas na linha TBA3G;
(v) Está colaborando
com a ANVISA com o fornecimento de todas as informações necessárias para
a revogação da interdição cautelar, o que possibilitará o retorno da
fabricação na linha TBA3G, bem como a liberação para a distribuição, a
comercialização e o consumo dos lotes de AdeS com iniciais AG (exceto
AGB25);
(vi) Todos os demais produtos AdeS não
correspondentes aos lotes com iniciais AG permanecerão no mercado,
encontrando-se em perfeitas condições para consumo.
Estamos seguros de que nossa plena colaboração com as autoridades pertinentes resultará em uma rápida solução para o benefício do consumidor.
Estamos seguros de que nossa plena colaboração com as autoridades pertinentes resultará em uma rápida solução para o benefício do consumidor.
Unilever Brasil
http://www.jornalnh.com.br