O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, voltou na madrugada desta segunda-feira a Caracas, após dois meses de recuperação devido à quarta cirurgia contra um câncer na região pélvica. Ele saiu de Cuba e foi internado em um hospital militar na capital venezuelana.
Chávez viajou a Havana em 10 de dezembro, onde foi operado para retirar parte do tumor maligno, contra o qual luta desde junho de 2011. Desde então, ele não apareceu publicamente e suas primeiras imagens foram reveladas na última sexta (15).
Reprodução/@chavezcandanga | ||
"Chegamos de novo à Pátria venezuelana. Obrigado meu Deus!! Obrigado Povo amado!! Aqui continuaremos o tratamento. "Obrigado a Fidel, a Raúl e a toda Cuba!! Obrigado a Venezuela por tanto amor!!"
"Continuo ligado a Cristo e confiante em meus médicos e enfermeiras. Até a vitória sempre!! Viveremos e venceremos!!".
Segundo o ministro de Ciência e Tecnologia, Jorge Arreaza, que também é genro de Chávez, o venezuelano chegou a Caracas for volta das 2h30 locais (4h em Brasília) e foi internado no Hospital Militar Dr. Carlos Arvelo, onde continuará seu tratamento após a cirurgia.
Após a chegada do presidente, os ministros comemoraram a volta, alguns cantando. O vice-presidente, Nicolás Maduro, disse que os integrantes do governo estavam muito felizes com a volta do mandatário, mas lembrou que o estado de saúde dele ainda é grave.
"Com certeza o maior sorriso, a maior alegria está no coração de milhões de homens e mulheres. Dizemos a eles que essa batalha continua e que nosso comandante está aqui junto com seu povo", disse.
Nas ruas de Caracas, militantes soltaram fogos e comemoraram em frente ao Palácio de Miraflores, sede do governo do país sul-americano. Maduro pediu, no entanto, que os aliados do presidente evitem atos em frente ao hospital em que está internado para não perturbar o tratamento.