Deus amou o mundo de tal maneira que deu o Seu Filho unigênito, para que todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna; porquanto, vede quão grande este amor nos tem concedido o Pai, que fôssemos chamados filhos de Deus. Por isso o mundo não nos conhece; porque não o conhece a Ele.
Dizendo: Convém que o Filho do homem seja entregue nas mãos de homens pecadores, e seja crucificado, e ao terceiro dia ressuscite!
E, por este amor, em uma palavra fiel, e digna de toda a aceitação, manifesta que Cristo Jesus veio ao mundo, para salvar os pecadores; O qual se deu a Si mesmo por nós para nos remir de toda a iniquidade, e purificar para Si um povo Seu especial, zeloso de boas obras; dando a Si mesmo em preço de redenção por todos, para servir de testemunho a Seu tempo.
A justiça que é pela fé diz assim:
Não digas em teu coração: Quem subirá ao céu?
(isto é, a trazer do alto a Cristo)
Ou: Quem descerá ao abismo?
(isto é, a tornar a trazer dentre os mortos a Cristo)
Mas que diz? A palavra está junto de ti, na tua boca e no teu coração; esta é a palavra da fé, que pregamos, a saber:
- Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus O ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.
Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação [Romanos].
Porque a Escritura diz:
- Todo aquele que nEle crer não será confundido.
Dizendo Jesus:
“E eu rogarei ao Pai, e Ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre; Aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, Esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito; que eu da parte do Pai vos hei de enviar, Aquele Espírito de verdade, que procede do Pai, Ele testificará de mim” [João].
Porquanto, somente pelo Espírito Santo podemos confiar em receber o ensino divino:
“E a unção que vós recebestes dEle, fica em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a Sua unção vos ensina todas as coisas, e é verdadeira, e não é mentira, como ela vos ensinou, assim nEle permanecereis” [1João].
Por Cristo. Em Cristo. Para Cristo. Nos interesses da Igreja que Cristo edificou.