Cuidado com a sua lingua!!

0


"Porventura deita alguma fonte de um mesmo manancial água doce e água amargosa?" Tiago 3:11
Neste texto bíblico, o Senhor nos alerta a respeito dos males que uma língua indisciplinada pode causar.
A princípio, o Senhor começa nos alertando que muitos de nós não sejamos mestres, porque aquele que é mestre deve primeiramente ter domínio sobre

aquilo que fala e ensina, sabendo que haverá um juízo a respeito daquilo que ensinam, e duro será esse juízo. O Senhor nos mostra a bem aventurança daquele que não se assenta na roda dos escarnecedores, por isso devemos ter domínio sobre a nossa língua e sobre o que proferimos para não desagradar à Deus.(Tg 3:1, Sl 1:1)
Devemos nos lembrar que tropeçamos em muitas coisas, pois não somos perfeitos, mas ainda assim o Senhor nos convida a sermos santos como Ele é Santo, ser santo em toda nossa maneira de viver. Em Hebreus 12:14 o Senhor nos manda seguir a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor. O que falamos também se enquadra neste versículo, lembremos que não podemos nos enganar, pois as más conversações corrompem os bons costumes.(I Co 15:33)Pode não ser possível que consigamos controlar completamente a língua para não pecar com palavras, e no livro de Tiago diz que o homem que conseguir refrear a própria língua então é perfeito e capaz de controlar todo seu corpo.(Tg 3:2)
Um exemplo básico é o cavalo: com um freio na boca todo seu corpo pode ser controlado. O freio na boca controla a direção que seu corpo vai tomar quando estiver à galope. Assim o cristão que refrear a sua língua evitará tomar a direção errada.(Tg 3:3)
Outro exemplo é o leme das embarcações: é muito pequeno comparado com o tamanho de um navio, mas ele o controla. (Tg 3:4)
Há diversos conselhos a respeito do falar na palavra de Deus: "O que guarda a sua boca conserva a sua alma" (Pv 13:3a), "do fruto da boca cada um comerá o bem" (Pv 13:2a). Através das nossas palavras podemos complicar nossa vida!
A língua é comparada ao fogo que queima um bosque. Ela é pequena comparada aos outros membros do nosso corpo, mas tem poder para transtornar o meio que nos rodeia. O Senhor ainda nos alerta que uma língua maldosa é inflamada pelo inferno, ou seja, o diabo se esconde atrás da disposição de maldizer constantemente. Acaba tornando-se um vício falar mal da vida alheia, maldizer o que temos, maldizer até mesmo o que não é nosso.(Tg 3:5,6)
 
O Poder da Língua
Exercer o auto-controle sobre aquilo que falamos é admirável. Ainda mais notável é a capacidade de respeitar e amar verdadeiramente cada pessoa, erradicando automaticamente o negativo, e perdendo o desejo de partilhar informação negativa.
O poder destrutivo do discurso negativo somente é superado pelo poder benéfico do discurso positivo. Elogiar e falar positivamente sobre o nosso próximo beneficia a nós mesmos, a pessoa que está sendo elogiada e toda a comunidade.

buttons=(Aceito) days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Leia Mais
Accept !
SUBIR