A VERDADEIRA RELIGIÃO - O PECADO DA ACEPÇÃO DE PESSOAS

0
  A Verdadeira Religião - Tiago 1:26 e 27
O que você entende por religião? __________________________
A palavra grega usada por Tiago traz o significado de “culto”. Não se trata, portanto, de um conjunto de doutrinas, mas de uma postura adequada diante de Deus.
Uma pessoa pode PENSAR que está agradando a Deus, fazendo tudo com sinceridade, mas na verdade não está.
É interessante notar que a primeira manifestação de uma adoração sincera é a língua refreada o crente deve ser “tardio para falar”. (veja Eclesiastes 5:2).
O caráter de uma pessoa fica explícito em suas palavras: a palavra de um servo de Cristo deve ser a extensão da sua personalidade. Ele não exagera, não difama, não sente prazer em passar pra frente notícias desagradáveis, não exulta com infâmias.

Mas... leia a continuação do texto, ou melhor, mesmo que isso lhe incomode, transcreva aqui o que Tiago diz sobre a religião pura e imaculada:
___________________________________________________________________
O órfão e a viúva eram as pessoas mais necessitadas economicamente, no judaísmo. Cabia aos irmãos na fé socorrê-los. Tiago nos conclama a sairmos de uma religião mística, onde as pessoas são vistas como “almas por salvar” e lembrarmos que elas são vidas concretas com necessidades reais e materiais.
Ajudar os necessitados: um tipo de oferta que agrada a Deus.
Leia a parábola do Bom Samaritano uma vez mais (Lucas 10:25-37).
A continuação do texto nos lembra o que está escrito em Miquéias 6:8. Tanto no Antigo, quanto no Novo Testamento, a religião verdadeira apresenta duas linhas: uma vertical e outra, horizontal. Os dois conceitos do v. 27 não podem se dissociar. Bondade e santidade devem andar juntas. Guardar-se da corrupção do mundo e ter uma vida limpa e santa diante de Deus é extremamente necessário.
PARA PENSAR: Sabemos controlar o fluxo das nossas palavras? Será que você é um daqueles que pensam que Deus se agrada apenas de
cânticos e orações e que a manifestação de amor e interesse pelas
pessoas é secundária?




II. A ACEPÇÃO DE PESSOAS - Tiago 2:1-13
Leia atentamente esse trecho e veja com que clareza e realismo Tiago expõe esse assunto.
A questão fundamental é: Um seguidor de Cristo não pode fazer acepção de pessoas. E, sejamos honestos, nem sempre obedecemos a esta orientação.
O racismo, o regionalismo, o machismo, a separação por níveis culturais ou econômicos sempre estão presentes em nosso meio.
Distinguir com honras as pessoas mais importantes é uma tentação gravíssima para a Igreja de Cristo. Infelizmente há Igrejas que cedem seus púlpitos a políticos ímpios, gostam de adular homens públicos, sempre com a alegação baseada em Rm 13:7 “A quem honra, honra”.
Tiago nos mostra que o critério de Deus é diferente do critério humano. Os homens escolhem os ricos, Deus escolheu os pobres! (v. 5).
Na sua opinião, isso quer dizer que Deus rejeitou os ricos? ______________
Não há no texto qualquer indício de que Deus rejeitou os ricos ou é contra eles. Tampouco o texto defende a idéia de que a riqueza é pecado e a pobreza, virtude.
Deus escolheu os pobres para “fazê-los ricos na fé e herdeiros do reino que prometeu aos que o amam”. A riqueza material dá uma falsa sensação de segurança. Os pobres são mais abertos à graça de Deus, mais acessíveis ao chamado da graça.
A Igreja de Cristo precisa ser séria, sem concessões. Sem adulações.
A IGREJA NÃO ESTÁ NO MUNDO PARA FAZER RELAÇÕES PÚBLICAS,
M
AS PARA ENTREGAR UM ULTIMATO.
É o amor que deve nortear o relacionamento da Igreja com as pessoas, e não o dinheiro que as pessoas têm. A Igreja não é uma meretriz que ama quem tem mais bens. É uma comunicade cuja origem está em Deus e que ama as pessoas porque o Deus da Igreja é amor.
Medite em Mc 4:24
Pense bem como você age com as pessoas: sem distinção
ou fazendo acepção? Lembre-se, Deus nos trata com igualdade.

buttons=(Aceito) days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Leia Mais
Accept !
SUBIR