Desconfiança!

1





Em primeiro lugar, é preciso considerar que a falta de confiança nas pessoas é um reflexo da falta de confiança em si mesmo, porque é da psicologia do ser humano projetar nos outros aquilo que existe nele próprio. Por exemplo, se você não suporta pessoas mandonas  é porque  tem este aspecto autoritário em sua personalidade - se não tivesse, não ficaria transtornado com quem tenta mandar em você... Se fica incomodado com pessoas competitivas, é porque também gosta de competir. Se não confia nos outros por achar que não serão capazes de agir conforme o que falam, é porque você nem sempre age conforme o que fala para si mesmo e para os outros..
alvez você esteja protestando que não tem problema algum de autoconfiança - o que aconteceu foi que uma (ou mais de uma) vez alguém em quem confiava muito o traiu, decepcionou profundamente e o deixou "escaldado"..... nesta situação também existe uma projeção, sabia?
Porque você deve ser muito exigente consigo mesmo, uma pessoa que não admite fraquezas nem se perdoa quando erra.
E se não admite errar, como poderia aceitar que os outros errem?
Se não se perdoa por suas fraquezas, como poderia perdoar as fraquezas alheias?........
Você não confia porque tem medo de se decepcionar com as pessoas, mas o que evita a todo custo é se decepcionar com você mesmo....Percebe de onde vem sua falta de confiança?.....Verdadeira origem está em você, não no outro. A boa notícia é que para ser capaz de confiar mais você não depende de ninguém - só de si mesmo......Para começar, você precisa se conhecer bem e ser muito verdadeiro consigo mesmo. Precisa se aceitar como é, ciente de suas capacidades e limites, e ter consciência do quanto pode esperar de si próprio. Com o autoconhecimento - que é a base da autoconfiança -, fica muito claro para você até onde pode ir e com o que pode se comprometer.
Então, em vez de desconfiar automaticamente do outro, você procurará conhecê-lo. Deixará claro o que espera dele e entenderá se ele disser: "Isso não está ao meu alcance". Se sentirá mais seguro para depositar sua confiança nele e, neste caso, ele se sentirá motivado a corresponder à sua expectativa. E se por um motivo qualquer ele falhar, você compreenderá que faltou autoconhecimento e autoconfiança para ele, portanto, paciência! Você ficará desapontado, é claro, talvez até consigo mesmo por não ter avaliado bem a situação, mas isso não é motivo para perder a autoconfiança e nem a capacidade de confiar nos outros, afinal, cada um faz o melhor que pode....confiança é como um jogo de espelhos: trata-se de projetar a confiança que temos em nós mesmos para ser capazes de ver os outros como pessoas dignas de confiança. Há, ainda, outro aspecto neste jogo, que é o de inspirar os outros a confiar em nós......
Porque a desconfiança afasta você das pessoas,,,pense nisso!!


buttons=(Aceito) days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Leia Mais
Accept !
SUBIR