Conhecer a vontade do Senhor

2













Conhecer a vontade do Senhor

Watchman Nee - Texto sintetizado e com adaptações
Antes de conhecermos ao Senhor, fazíamos tudo de acordo com a nossa própria vontade. Naquele tempo servíamos a nós mesmos e fazíamos de tudo para agradar a nós mesmos. Só fazíamos aquilo que nos agradava e alegrava

"... em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência. Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também".
Efésios 2:1-3

Mas agora pertencemos a Cristo, somos Dele e estamos aqui para servi-Lo. Por isso, precisamos ter uma mudança radical. Não devemos mais andar segundo a nossa preferência; devemos andar de acordo com a vontade de Deus. Depois que cremos no Senhor o nosso objetivo de vida mudou: não mais nós mesmos, mas o Senhor.

“Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam; Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam. Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração”.
Mateus 6:19-21

Quanto mais negarmos a nossa própria vontade, mais reto será nosso caminho diante de Deus. A alegria do cristão está ligada a obedecer à vontade de Deus, não a andar com a sua própria vontade. Precisamos aprender a aceitar a vontade de Deus e ser governados por ela. Se você se submeter humildemente à vontade de Deus, evitará muita perda de tempo. Muitos falham e param de crescer porque insistem em sua própria vontade. A desobediência somente nos trará atrasos desnecessários. No final teremos de obedecer. Nenhum filho de Deus precisa se preocupar e dizer: “Não conheço a vontade de Deus, como posso obedecê-la?”. Essa preocupação é desnecessária, porque Deus sempre tem uma maneira de mostrar a nós. Se formos submissos em nossa atitude e intenção, certamente a conheceremos. Deus está “ansioso” para revelar a Sua vontade ao homem.

“A vós também, que noutro tempo éreis estranhos, e inimigos no entendimento pelas vossas obras más, agora contudo vos reconciliou No corpo da sua carne, pela morte, para perante ele vos apresentar santos, e irrepreensíveis, e inculpáveis, Se, na verdade, permanecerdes fundados e firmes na fé, e não vos moverdes da esperança do evangelho.”
Col. 1: 21-23

Embora possamos ter caído numa situação embaraçosa e nos tornado como um cavalo ou mula, freqüentemente podemos contar com a misericórdia do Senhor nos restringindo a tempo. Deus usa as circunstâncias a fim de que paremos de cometer erros. Ele nos força a não ter alternativa, a não ser seguí-Lo. Mas Ele não está contente em sempre nos guiar como cavalos e mulas sem entendimento. Quer nos guiar de dentro para fora.

“Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus”
Rom. 8:14

Se alguém tem o desejo de obedecer à vontade de Deus, ira descobrir qual é essa vontade. Somente aqueles que são insensíveis quanto ao sentimento interior é que permanecerão nas trevas. Desde que tenhamos a intenção de obedecer à vontade de Deus, o Espírito que habita em nós nos guiará. Ele nos impedirá de muitas coisas e nos impelirá a muitas coisas, segundo sua vontade e santidade.

O Espírito de Deus em nosso interior nos mostra se determinada coisa é ou não é de acordo com Sua vontade. Desde que tenhamos a vida divina no interior, teremos paz em obedecê-Lo e profundo abatimento em desagradá-Lo. Quanto mais avançamos no erro, mas trevas virão sobre nós e quanto mais avançamos na sua vontade, mais desfrutaremos de sua presença, mesmo no meio das tribulações.

A tristeza segundo Deus opera arrependimento para a salvação, da qual ninguém se arrepende; mas a tristeza do mundo opera a morte.
II Cor. 7:10

Tu conservarás em paz aquele cuja mente está firme em ti; porque ele confia em ti.
Isaías 26:3

Contudo, não analise demais seus sentimentos. Muitos estão sempre analisando se algo está certo ou errado. Isto é uma doença espiritual. Na verdade, a pessoa só analisa porque não tem luz suficiente. Se tiver luz suficiente, espontaneamente terá clareza de tudo. Se for sincera em tentar obedecer ao Senhor, será muito fácil perceber a direção interior.

Não vivemos o tempo todo sob um “assim diz o Senhor”, mas nossa mente renovada e permeada da presença santa do Espírito Santo nos conduzirá a discernir de forma natural a vontade de Deus em cada situação, em cada momento e em cada decisão.

A vontade de Deus é revelada na Bíblia na forma de princípios e exemplos. A vontade de Deus está plenamente revelada nela. O Espírito Santo nunca nos guiará a fazer algo que entre em contradição com a Bíblia. Temos que ter em mente que a Bíblia não é um livro de regras, mas um livro de princípios. Todos seus ensinos estão interligados com princípios maiores. Por exemplo, há um princípio repetido na Bíblia que se resume em “Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele” (I João 2:15). Este princípio é abrangente e superior a qualquer versículo interpretado individualmente (lembre-se: a Bíblia não foi escrita em capítulos e versículos).

Aqueles que buscam sinceramente a vontade de Deus cultivam um temor saudável de não cometer erros. Não devemos ser subjetivos, ou seja, pensar conforme nossas idéias. Devemos pedir a Deus que feche os caminhos que não são de acordo com sua vontade.

A igreja tem grande responsabilidade diante de Deus. Deve agir como a luz de Deus. Se for descuidada ou fizer as coisas frouxadamente, segundo a carne, será impossível que ela confirme a vontade de Deus. Ela tem de ser espiritual e deve permitir que o Espírito a governe a fim de ser usada por Ele como porta-voz de Deus. Quando não temos clareza, a igreja pode nos suprir e nos ajudar. Porém, devemos evitar o extremo da passividade e querer que os outros decidam tudo. Esta não é uma posição neo-testamentária.

Porém, quando a pessoa não é correta, tudo falha. É inútil alguém rebelde buscar conhecer a vontade de Deus. Para conhecê-la, é preciso ter vontade de obedecê-la. Muitos estão procurando métodos para conhecer a vontade Deus. Ganham conhecimento. Só isto. Mas continuam com seus próprios desejos. Usam o conhecimento como uma simples referência, mas continuam governados por sua própria vontade e carnalidade.

Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.
Mateus 7:21


Site Rei Eterno (http://reieterno.sites.uol.com.br)

buttons=(Aceito) days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Leia Mais
Accept !
SUBIR