Imagem: Evaristo SA/AFP PHOTO |
A Geo Eventos,
empresa de eventos das Organizações Globo e do Grupo RBS, vai receber R$
30 milhões do governo estadual e da prefeitura do Rio de Janeiro para
organizar o evento em que será realizado o sorteio preliminar das
eliminatórias da Copa do Mundo de 2014, o chamado "Preliminary Draw".
A empresa foi
contratada em regime de exclusividade pelo Comitê Organizador Local
(COL) da Copa do Mundo de 2014 para produzir e captar patrocínios para a
cerimônia. O sorteio acontecerá no dia 30 de julho, às 15h, na Marina
da Glória (zona Sul do Rio), e será transmitido ao vivo para cerca de
200 países. Porém, a partir desta terça-feira, a Fifa promoverá uma
série de atividades em uma espécie de "aquecimento" para o grande evento
de sábado.
Vencedora da
disputa promovida pelo COL, a Geo Eventos foi ao mercado à caça de
patrocinadores para bancar a festa. Encontrou apenas dois: a prefeitura
do Rio e o governo estadual. Cada um assinou um contrato de patrocínio,
publicado nos diários oficiais do município e do Estado, no valor de R$
15 milhões cada. A quantia teria sido acertada entre a Geo Eventos e as
autoridades públicas, baseando-se, de acordo com a empresa das
Organizações Globo, "em negociações e custos de mercado".
Os valores a
serem pagos a título de patrocínio pelos governos municipal e estadual
servirão também para remunerar a Geo Eventos, que apresentou aos dois
patrocinadores uma planilha de custos em que estava incluída a sua
remuneração. Ou seja, a Fifa, que é a dona da festa, não investirá
qualquer quantia no evento, que será feito pela Globo e pago
integralmente com recursos públicos.
A Fifa e o
governo do Rio foram procurados pelo UOL Esporte, mas não se
pronunciaram sobre o assunto até a publicação desta reportagem. Já a
prefeitura municipal afirmou, em nota, que o patrocínio é justificável,
uma vez que "o sorteio das eliminatórias é o primeiro grande
acontecimento da Copa do Mundo de 2014, com uma semana de eventos e a
presença de cerca de 600 jornalistas de todo o mundo. Como o sorteio
será transmitido pela mídia internacional, haverá maciça divulgação da
cidade, atraindo mais turistas e investimentos".
De acordo com a
Geo Eventos, a contrapartida que os executivos municipal e estadual
receberão é a colocação de banners e materiais com a "marca Rio de
Janeiro" no cenário da festa, "além de receber na cidade um evento com
visibilidade mundial".
Já os 17
patrocinadores oficiais da Copa do Mundo, que pagam até R$ 150 milhões
anuais à Fifa, têm o direito de usar qualquer cerimônia relacionada ao
torneio para ações de marketing. Para isso, no entanto, os parceiros
ficam à mercê dos desmandos da entidade máxima do futebol, que proíbe a
divulgação de qualquer detalhe relacionado ao seu evento.
Nos bastidores,
alguns patrocinadores reclamaram dessa postura adotada pela responsável
pelo futebol mundial. As empresas entendem que, por terem desembolsado
uma alta quantia por uma das cotas, elas deveriam poder adotar a
estratégia de comunicação que lhes fosse conveniente, e não atender
passivamente às ordens da Fifa. Pelo menos dois parceiros da entidade
consultados pelo UOL Esporte confirmaram as dificuldades.
O sorteio das
eliminatórias será o primeiro evento da Copa realizado em solo
brasileiro. A cerimônia será conduzida por jogadores de diferentes
gerações do futebol brasileiro, todos escolhidos e contratados pela Geo
Eventos: Neymar, Cafu, Zico, Lucas, Zagallo, Fellipe Bastos, Lucas
Piazón, Ronaldo, Adryan e Bebeto. A programação artística inclui uma
homenagem a Tom Jobim, com a execução de "The Girl of Ipanema", versão
em inglês do célebre sucesso de Tom e Vinícius de Moraes.
Lígia Ferreira
Folha Política
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