31 de jul de 2015

As vozes do EGO no filme: REVOLVER

Posted by Semeando Paz on 31.7.15No comments

O filme REVOLVER (2005) é sem dúvida um filme imperdível para quem vivencia a pergunta "Quem sou?". É um filme que retrata todas as fronteiras do ego, toda dualidade, avanços e retrocessos, todos os jogos internos, jogos conflituosos, perfaz o processo de auto-questionamento, desde a prisão solitária, passando pelo despertar, o deserto e finalizando na iluminação, representado por um modo de vida sem medo. Fica aí a sugestão. Para quem assistir de mente aberta, funciona tal e qual a um Satsang. Deixo partes dos diálogos entre os personagens que representam a consciência, o intelecto, o ego e o iniciado. No fim da página é possível assistir o filme completo. Quando clicar abrirá uma página, feche-a e clique novamente. Desfrute...
(...)
O maior inimigo se esconderá no último lugar que você procuraria.
A única forma de tornar-se mais inteligente é jogando com o adversário mais inteligente.
Primeira regra nos negócios, proteja seu investimento.
A guerra não é evitada. Ela é somente adiada, em benefício do inimigo.
Uma coisa aprendi nos últimos 7 anos... Em cada jogo de trapaça sempre existe um oponente. E sempre existe uma vítima. O truque é saber quando está sendo trapaceado. Para você poder se tornar o trapaceiro.
Quanto mais difícil a luta, mais doce é a vitória.
Um sábio homem me disse... Que existe apenas uma regra no mundo. Uma pequena questão que guia para todo o sucesso. Quanto mais um homem investe nessa questão, mais poderoso ele se torna... Dizem que se torna mais ambicioso conforme a sua experiência.
Você é um homem que precisa de um mestre. Você é um empregado! Portanto... O que ganho com isso? A satisfação que tenho de fazer um favor à um antigo empregado. Fazendo ele relembrar a posição que a natureza escolheu para ele. Tem uma grande boca em uma cabeça pequena, gracinha.
Quando você está ganhando, quem pensa em perder? Mas quando você passa pelo o que eu estou passando, uma fria e nova realidade nasce. Um fato que gostamos de ignorar. Você não pode vencer. A única recompensa que é garantida quando você joga esse jogo... É que você irá perder! A pergunta é quando. Uma coisa que aprendi com experts...Todos são experts em porra nenhuma!
Nós somos, e nos desculpamos pelo drama desnecessário que a palavra carrega... elas caindo pelas suas mãos. A única forma de tornar-se mais inteligente é jogando com o adversário mais inteligente.
Por que eles estão me torturando com isso? Poderiam levar tudo de uma vez... Eles querem que eu sofra. Esses bastardos doentes estão me fazendo pagar. Pagar pela minha própria dor. É o conceito mais radical que eu já ouvi. Uma parte de mim, morre toda vez que penso nisso. Esta é minha última entrega. Vão ter que me retalhar pedaço por pedaço. Isto eu não suporto. Acharam meu ponto fraco. Me pegaram e empacotaram justo e limpo. Vendaram meus olhos, com as mão no caixão e um pé na cova. Estou cozido, bem passado. Enfie um garfo em mim, veja se eu sangro.
Não existem problemas, Sr. Green. Somente situações.
É simples. Você faz todo o trabalho duro, eu apenas vou lhe ajudando. A arte é eu lhe ceder peças... Fazê-lo acreditar que foi você quem as tomou. Pois você é mais esperto... E eu burro. Em cada jogo de trapaça existe sempre um oponente. E existe sempre uma vítima. Quanto mais controle a vítima acredita ter... Muito menos ela tem. Gradualmente ela vai se enforcar. Eu como adversário apenas ajudo. Então... A fórmula é muito mais profunda em sua eficácia e aplicação. Mas é extremamente simples. E completamente consistente.
Regra nº 1: em qualquer jogo ou golpe: Você se torna mais inteligente jogando com um adversário mais inteligente.
Regra nº 2: Quanto mais sofisticado é o jogo... Mais sofisticado o adversário é. Se o adversário é bom, ele põe a vítima em um ambiente que ele possa controlar. Pense em um ambiente que é facilmente controlado. Jogue um osso ao cachorro, encontre sua fragilidade, e dê apenas um pouco do que eles acham que querem. Então o adversário simplesmente distrai sua vítima... Deixando eles serem consumidos... Pelo consumo indevido. A palavra cobra me vem à cabeça. Você se torna mais inteligente jogando com cobras. Quanto maior e mais velho o truque. Mais fácil será executá-lo. Eles acham que não pode ser tão velho e nem tão grande... Para tantas pessoas terem caído nele. Eventualmente, quando o adversário é desafiado ou questionado...significa que seu investimento, assim como sua inteligência é questionada. Ninguém consegue aceitar isso. Nem mesmo para si. Você sempre encontrará o melhor adversário em um lugar que nunca iria procurar.
Você é pior que um disco arranhado. Amanhã, amanhã... O amanhã nunca chegará, não é mesmo? Alguma coisa que você nega até existir... Até que seja tarde demais para fazer alguma coisa sobre isso. É a única razão que faz você acordar a cada manhã. A única razão que o faz suportar a merda do chefe. O sangue, o suor e as lágrimas. Porque você quer que as pessoas saibam quão bom, atraente, generoso, engraçado, astuto e inteligente você realmente é. Tenha medo ou me assuste... Mas por favor... Pense que sou especial. Compartilhamos um vício... Somos viciados por aprovação. Estamos nisso... Pelo tapinha nas costas e o relógio de ouro. O hip-hip-uha de merda... Olhe o garoto esperto com o seu distintivo... Polindo seu troféu. Brilhe em si diamante doentio... Pois somos apenas macacos embrulhados em ternos... Suplicando pela aprovação dos outros. Se soubéssemos, não faríamos isto. Alguém está escondendo isto de nós. E se você tivesse uma segunda chance... Você perguntaria... Porquê? Porquê o quê? Por que ainda estou vivo?
A Beleza é um anjo destrutivo... Como uma coisa tão bonita, pode ser tão má? Mas não existe um anjo tão destrutivo quanto sua ganância, no final, ela pega todos. Eles acreditam que conseguem suportá-la, mas a ganância é a única cobra que não pode ser encantada.
O maior inimigo se esconderá no último lugar que você procuraria.
Qual a regra n. 1 de qualquer jogo, Sr. Green? A única forma de tornar-se mais inteligente é jogando com o adversário mais inteligente. Qual é a 2. regra? Quanto mais sofisticado é o jogo, mais sofisticado é o adversário. Tudo funciona da mesma forma... Mas quando esse jogo acaba, Sr. Green? Acaba quando começar a me dar respostas. Não deixe eles brincarem com seus pensamentos, Jake. Sou eu que estou brincando com seus pensamentos, Sr. Green? Você escutou esta voz por tanto tempo, que acredita que ela é você. Você acredita que ela é sua melhor amiga! Eles devem acreditar que o adversário é seu melhor amigo! Qual é o melhor lugar para um adversário se esconder? ...no último lugar que procuraria! Você sabe quem Sam Gold É, Sr. Green? Deveria Saber. Pois ele sabe quem você é! O Gold... Sam Gold. O Sr. Faces. O Sr. Ambíguo. O Sr. Mistério. Está tudo em sua cabeça! Fingindo ser você. Ninguém vê Gold. Mas Gold vê tudo. Você está em um jogo, Jake. Você está NO JOGO! Todos estão em seus jogos. E ninguém sabe disso. E tudo isso... Esse é o mundo dele. Ele é o dono! Ele controla esse mundo. Eventualmente, quando o adversário é desafiado ou questionado... significa que seu investimento, assim como sua inteligência é questionada. Ninguém consegue aceitar isso. Nem mesmo para si. Ele está por trás de toda a dor que já existiu... Por trás de todos os crimes já cometidos. Como posso estar por trás de toda a dor e todos os crimes se eu nem mesmo existo? E, neste momento, ele está te dizendo que ele nem mesmo existe. Ninguém vive e desagrada Gold. Ninguém além de seus dois amigos... Nós apenas colocamos você em guerra com o único adversário que já existiu. E você... Você acredita que ele é seu melhor amigo. Eles protegerão seu melhor amigo, com tudo o que tiverem. Você o protege, Sr. Green... Mas com o quê? Qual é o melhor lugar parao adversário se esconder? No último lugar que procuraria. Ele está escondido atrás de sua dor, Jake. Você o protege com sua dor. Abrace sua dor... E você ganhará este jogo. E eu sei que nada machuca mais do que humilhação e a perda de um pouco de dinheiro. Se você mudar as regras do que te controla... Você mudará as regras do que pode controlar. Quão radical está preparado para ser Sr. Green? Quanto mais força acredita ter no mundo de Gold, menos força terá no mundo real. Você ainda está na prisão, Jake. Na verdade, você nunca saiu. Lembre-se quem são eles, Jake. Trapacearam conosco, nos deram um golpe... Você queria respostas e te deram charadas... Quanto mais você os ouve, mais doce se torna o golpe... Ele tem todos os truques... E todas as respostas certas. Não deixe eles fazerem isto com você, Jake. Não deixe eles jogarem você contra si mesmo... Você dá não porque é bom. Você dá porque isto machuca ele. A guerra não é evitada. Ela é somente adiada em benefício do inimigo. O que nós estamos fazendo aqui?... Ele é o inimigo, Jake! Não eu!... Use o inimigo que você persegue para destruir o verdadeiro inimigo
Se não consegue fazê-lo, então não é um homem livre. Você é controlado. Controlado? Homem Livre? Jake, acorde!...
De volta ao controle, faça a coisa certa... Tome conta do seu inimigo. Tome conta dos negócios... Faça o necessário para induzir dor à mente. E lute com o inimigo. Você está rastejando... Pare de rastejar... Onde está o seu orgulho?...
Quem cuida dos bons momentos, Jake? Somos um time! Melhores amigos, Jake!... Quer se livrar de mim? Conhece a vida sem mim? Você não conhece a vida sem mim! Conhece a vida sem mim?... Não! Porque ela não existe... Falaram sobre mim, Jake? Não! Porque não existo... Fale aos seus amigos sobre mim, Jake... Te protejo, te protejo e te controlo! Se falo para fazer, você obedece. Se digo que têm medo... Você têm medo!... Andou ouvindo ao outro lado, não é, Jake? Ouvindo pessoas que querem te machucar, Jake. Novas pessoas! Novas! Não velhos amigos como eu!... Pessoas que não deveria confiar... Não eu... Eu fui seu amigo sempre! Desde o início... Livre-se deles, Jake. Para Sempre! Eles são os inimigos. Não eu... Eles são novos, eu, velho. Eu fico, eles vão! Eu digo, você faz!... Você faz!... Você é fraco sem mim. Fraco! Somos nós contra eles, Jake... Nós contra eles... Eu estou indo te pegar. Quer se livrar de mim, Jake? Quer me fazer de inimigo? Quer se livrar de mim, Jake? Quer!?... Você quer!? Você quer se livrar de mim? Eu, eu, eu...?...
Ainda aqui, Jake! Há quanto tempo tenho tomado conta de você? Não pode ganhar essa sem mim. Não, não, não... Sabe porquê?... Eu sou você!... O maior golpe que ele executou, foi fazê-lo acreditar... ...Que ele é você. Eu sou você!... Vamos lá!... Sou a merda do seu melhor amigo!... Eu sou você!...
Primeira regra nos negócios, proteja seu investimento.
Você sabe o que há de elegante neste pequeno jogo, Jake? Ninguém sabe onde o inimigo está. Eles nem sabem que ele existe. Ele está em cada uma de suas mentes. E eles confiam nele. Por que eles acreditar ser 'ele'. Se tentar destruir 'ele' para salvá-los. Eles te destruirão, para salvar 'ele'. É tão bonito cara... Você tem que admirar a elegância do adversário. Xeque! Você é muito bom neste jogo, Sr. Green. Eu sei, porque eu também sou muito bom neste jogo. Xeque! Xeque! Xeque! A arte é eu lhe ceder peças... Fazê-lo acreditar que foi você quem as tomou. Pois você é mais esperto...E eu burro. Xeque-mate. Acorde, Sr. Green. Você não vê o que está na sua frente. Acorde, Sr. Green. Você virá conosco, Jake. Nós sempre pensamos em levar você conosco, Jake... Você apenas não estava pronto para escutar como isto seria difícil. Não fizemos isso porque gostamos de você. Fizemos porque... nós somos você! É hora da reunião. Dê o que ele quer... Estou certo que o fará feliz. Eu sei que ainda está aí... Porque posso sentir você morrendo. Posso ouvir você se debatendo... Por um pouco de nutrição. Agora, quem está à procura de uma dose? Está apertado aí dentro, não é mesmo? Bem, você não está errado... Porque as paredes estão se aproximando. Não tem comida aqui. Não hoje querida. Meus olhos estão abertos e o restaurante está fechado. Você acha que sou um homem mau!... Você acha que sou um homem mau! Não é mesmo? Acha que eu não conheço a merda do seu jogo?... Conheço o seu jogo, vejo o seu jogo. Eu sou o seu jogo!... Você não joga conforme às regras, Sr. Green. Você gosta de jogar jogos bobos com a minha mente. Não gosta?... É um covarde de merda! Cale-se!... Onde está seu orgulho? Onde está seu orgulho?... Por que ele não está com medo? Ele não pode matar um homem morto... Ele não pode matar um homem morto. Pode? Ele não pode matar um homem morto. Pode?... Você não consegue nem fazê-lo... Consegue?... O maior golpe que ele executou... Foi fazer você acreditar... Que ele, é você.

http://libertesuamente13.blogspot.com.br
Reações:

0 comentários:

Postar um comentário